Nova edição do Rio Gastronomia atrai marcas
A nona edição do evento Rio Gastronomia chega ao Pier Mauá e fica até o dia 25 de agosto, desta vez com o conceito “Comer é a Maior Diversão”, oferecendo uma experiência completa de gastronomia para os visitantes. A realização é, como sempre, do jornal O Globo, e desta vez conta com apresentação do Sesc RJ e do Senac RJ, patrocínio master de Santander e patrocínio de Stella Artois, Pão de Açúcar, Coca-Cola e Vivo. O evento conta, ainda, com o apoio de Azeite Andorinha, Naturgy, Gosto da Amazônia, Unimed-Rio, Amázzoni Gin, Magnésia de Phillips Tabs e Água Pouso Alto, Orfeu Cafés Especiais (como café oficial) e parceria com a CBN e o Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio). Por meio de 18 restaurantes, 14 food trucks, cinco bikes e participação de 30 produtores do Estado do Rio de Janeiro, o evento conta com aulas, workshops, palestras e bate-papos com chefs nacionais e internacionais em dois auditórios, além de degustações, shows ao vivo e atividades para crianças.
O Senac RJ e o Sesc RJ, por exemplo, estão levando ao público da 9ª edição do Rio Gastronomia a se conectar com as diferentes possibilidades gastronômicas em espaços distribuídos em duas “Cozinhas Mão na Massa” e um bar. Neles, os visitantes poderão preparar receitas, orientados por instrutores e chefs, conhecer formas de aproveitamento integral de alimentos e vivenciar a diversidade de experiências culinárias. O auditório Senac terá uma cozinha equipada para que 24 pessoas por vez participem de oficinas orientadas por instrutores e pelo time de chefs do Senac RJ: os embaixadores Christophe Lidy (cozinha francesa), Frédéric Monnier (padaria), Frédéric de Maeyer (confeitaria), Silvana Bianchi (cozinha italiana), Teresa Corção (cozinha brasileira) e Danio Braga (cozinha mediterrânea), além do chef da instituição, Osvaldo Gorski. Nas oficinas, os participantes irão preparar e degustar receitas de diversas especialidades e ainda ganhar um voucher de 40% de desconto em títulos selecionados pela Editora Senac Rio. O Espaço Mesa Brasil, do Sesc RJ, também terá uma cozinha mão na massa com capacidade para grupos de 16 pessoas, que irão aprender e degustar receitas criadas a partir do aproveitamento integral de alimentos. Para participar do Espaço Mesa Brasil Sesc e do Cozinha Mão na Massa é preciso fazer a inscrição presencialmente no evento. Apresentações musicais de diferentes estilos também estão previstas, e encerrarão cada dia de evento no Palco Sesc.
Já o auditório Santander vai contar com um workshop de como fotografar com o celular, comandado pelo mestre da fotografia gastronômica Tómas Rangel, além de aulas sobre o pudim de leite perfeito com Fred Barroso, do Le Vin Bistrô, palestra da sommelière Andréia Milan e da enóloga Juciane Casagrande sobre o olhar feminino para os espumantes, entre outras atrações.
A Aspen Pharma fez no evento uma ação com o tradicional Leite de Magnésia de Phillips, indicado em casos de azia e má digestão: instalou na área de alimentação do Festival, um painel instagramável de 5x3m² com ilustração do artista Felipe Guga, que assina a campanha do produto. Criada pela VX Comunicação, a campanha também teve destaque nas linhas 1 e 4 do Metrô Rio e VLT, que dão acesso ao Pier Mauá, envelopado com artes de Guga.
Stand da Unimed Rio oferecerá smoothies batidos com a energia das pedaladas de bikes
Unimed-Rio estará presente de uma maneira interessante e saudável: uma bicicleta produzirá smoothies com a energia das pedaladas do ciclista. A ação se alinha à sua campanha institucional “Mude 1 Hábito”, que estimula a prática de atividades para uma vida saudável. Já o Amázzoni Gin, apoiadora do evento, volta a realizar a ação Rio Coquetelaria, reunindo 18 barmen dos mais importantes bares da cidade se revezando atrás do balcão. Serão seis ciclos de profissionais para animar os sete dias de evento com drinques exclusivos e gratuitos. Outra marca apoiadora, a Orfeu Cafés Especiais oferecerá degustações gratuitas e experiências de diferentes métodos durante os dias de evento.