Novo CEO assume WPP e visa simplicidade e transformação

O WPP anunciou nesta segunda-feira (3) Mark Read como novo CEO da holding, a maior do mercado de comunicação e marketing. A liderança da empresa vinha sendo compartilhada desde abril entre Read e Andrew Scott, que se torna COO do grupo. Na ocasião, Martin Sorrell deixou o posto após 33 anos, sob acusação de “má conduta profissional e, hoje, lidera a holding S4 Capital.

Read receberá salário de 975 mil libras, com direito a bônus anual de até 250% do salário, de acordo com as receitas da companhia. Roberto Quarta, chairman do WPP, afirmou em comunicado que Read foi escolhido após rigoroso processo de seleção, avaliando os candidatos internos e externos. Na prática, Read já era visto como possível sucessor de Sorrell há alguns anos. “Ele é um profundo conhecedor do mundo dos negócios, conta com apoio interno e conquistou respeito dos clientes pelo seu foco na qualidade do serviço. Ele tem desempenhado um papel central em muitos dos investimentos e iniciativas de sucesso do WPP e tem grande experiência nas operações do board”, disse Quarta.

Em declaração, Read, que passa a liderar uma empresa com 130 mil funcionários em 112 países, reconheceu que assume a empresa em um momento de grande transformação do mercado. “É um período de mudanças estruturais, e não de declínio estrutural”. Algumas das missões de Read serão ampliar o potencial da entrega de serviços que já existem na companhia (a simplificação dessa oferta deve ser prioridade para o executivo), acelerar a transformação do negócio do WPP e reposicionar o grupo para voltar a crescer fortemente nos próximos anos.

Leia mais:
WPP deve anunciar Mark Read como CEO na semana que vem