Novo sócio na AlmapBBDO, chegadas na Gana e DM9: a semana do mercado

GUT SP, Lew'Lara\TBWA e Bullet também tiveram movimentações nesta semana

Por mais uma semana, as agências foram as empresas que mais se movimentaram no mercado. Na AlmapBBDO, a notícia é de um novo sócio. Marco Gianelli, o Pernil, entrou para o quadro societário da agência.

CCO desde 2022, o criativo também passa a integrar o board de criação global da BBDO, maior agência do Grupo Omnicom.

Nos últimos anos, Pernil assinou campanhas como ‘70 anos da Volkswagen no Brasil’, com Maria Rita e Elis Regina, as ações de datas comemorativas de O Boticário (Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal), ‘Errata aos 88’, de reparação histórica de Alaíde Costa para Johnnie Walker, e ‘Pedigree Caramelo’, entre outras.

“Pernil ajudou a Almap a alcançar conquistas históricas, e agora, como sócio, segue ampliando esse legado com visão de futuro e compromisso com o que mais importa: o poder das ideias no centro do negócio dos nossos clientes", disse Filipe Bartholomeu, sócio, presidente e CEO da AlmapBBDO.

Filipe Bartholomeu e Marco Giannelli (Mariana Valverde/Divulgação AlmapBBDO)

Já na Gana, a novidade foi a chegada de Vinicius Theodoro como novo chief creative officer. O criativo assumiu a liderança criativa da agência e também da OJU, operação de conteúdo e inovação do ecossistema.

A notícia vem poucas semanas após a saída da dupla de CCO’s, Ary Nogueira e Felipe Silva — e a chegada de Inaiara Florêncio como nova sócia.

Com passagens por agências como BETC Havas, Wieden+Kennedy e BBDO New York, Vinicius tem mais de dez anos de experiência como líder criativo, desenvolvendo comunicação e identidade, design de embalagens e direção de arte em moda e publicidade.

Tatiana Marinho (CEO), Vinicius Theodoro (CCO) e Inaiara Florêncio (sócia) (Felipe Adati/ Divulgação)

Na GUT, a novidade foi Rainor Marinho, que está de volta à agência, agora como executive creative director. Ele fez parte da primeira turma da GUT no ano de sua fundação, onde iniciou sua trajetória, que foi de redator a diretor de criação.

Rainor Marinho retorna após uma temporada na Europa, onde trabalhava na agência Le Pub, em Milão. Além da Europa, o criativo tem mais de 15 anos de experiência, tendo trabalhado em algumas das mais renomadas agências brasileiras: Crispin Porter + Bogusky, Grey Brasil, FCB Brasil, Pereira & O'Dell e Ogilvy.

Ao longo de sua carreira, Rainor criou campanhas para Heineken, Toblerone, Skol, Domino's Pizza, Nestlé, Mercado Livre, Stella Artois, Mondelez, Unilever, GSK, Volvo, Claro e Paper Mate, tendo sido premiado em festivais nacionais e internacionais, figurando também na lista Creative 100 da Adweek.

Já na DM9, quem chegou foi Bruno Massagardi, novo diretor de negócios. A partir de agora, então, o executivo passa a integrar a equipe dedicada ao iFood, sob a liderança de Isabel Julianelli.

Rainor Marinho, ECD na GUT São Paulo, e Bruno Massagardi, diretor de negócios da DM9 (Divulgação

Com 13 anos de experiência em comunicação, branding e estratégia digital, o publicitário Massagardi já passou por agências como Africa Creative, Lew'Lara\ TBWA e Mestiça, onde contribuiu para campanhas integradas de alto impacto para marcas como Vivo, Friboi, H2Oh! e Simparic.

Ao longo da carreira, Massagardi também liderou iniciativas em empresas como Crypto.com, Mercado Bitcoin e Prime Cater, com foco em performance, inovação e posicionamento de marca.

Novo head de mídia
A WPP Media Services (WMS) e o Grupo Ogilvy anunciaram receberam, nesta semana, Mateus Madureira, conhecido no mercado como Madu, que passou a responder como head de mídia.

Com 14 anos de trajetória, o profissional terá como missão integrar o pensamento estratégico de mídia ao planejamento das marcas, por meio de ferramentas de inteligência artificial e dados proprietários do WPP Open.

Mateus Madureira, head de mídia da WMS para o Grupo Ogilvy (Divulgação)

Madu tem passagens por agências como FCB, David, Cubocc e VML, onde liderou equipes multidisciplinares e projetos para marcas como Unilever, Burger King, Coca-Cola, Mondelez, Nestlé, Toyota, Netflix, Kimberly-Clark, Ambev, CVC e Aurora Alimentos.

Área de negócios da Lew'Lara
A Lew'Lara\TBWA integrou dois novos profissionais ao seu ritmo de negócios. A área, liderada por Maria Pirajá, vice-presidente de negócios e novos negócios, passa a contar com Julia Figueiredo em São Paulo e Luiz Mota na operação recém iniciada em Fortaleza.

Julia tem mais de 20 anos de experiência no mercado e já atuou em construção de marca, experiência de marca, shopper marketing e parcerias de conteúdo digital. No currículo, os trabalhos estão para marcas como Ford, Mercedes, Audi, Coca-Cola, Bridgestone, Dell, Perfetti, Vivo e Grupo Petrópolis.

Daniela Rios, Luiz Mota, Maria Pirajá, Christiane Kristensen, Sandra Sales e Julia Figueiredo (Divulgação)

Já Luiz Mota assume a liderança da unidade cearense, criada após a conquista da conta da Pague Menos. Com mais de 15 anos de trajetória no setor, o executivo atendeu empresas como P&G na América Latina, Grupo Petrópolis, Honda e HBO.

Na criação da Bullet...
A Bullet apresentou reforços em seu time criativo: José Roberto Rodrigues Gil Junior (Zé Gil), que retorna como head of experience, e Fernanda Lhacer, nova diretora de arte sênior.

Com mais de 15 anos de experiência em comunicação e design de experiências, Zé Gil passou por agências como BFerraz, REF+ e CoolerDvt, liderando trabalhos para marcas como Spaten, Brahma, Johnnie Walker, Pepsi, Samsung e Havaianas.

Fernanda Lhacer, André Kovadloff e Zé Gil (Divulgação)

Já Fernanda Lhacer tem passagens por Live Marketing Brasil, Super, Momentum e Propague. Especialista em conceitos visuais e soluções gráficas, também atua como ilustradora, explorando estilos e técnicas que dão vida a narrativas visuais. Na Bullet, vai fortalecer a direção de arte com foco em design e experiência.

Nova agência no mercado
Eduardo Camargo
, cofundador da Colmeia e da Mutato, anunciou a criação da Diana, agência que se define como venture studio de cultura. O projeto nasceu em modelo de construção pública, com Camargo compartilhando nas redes sociais o processo de formação da empresa.

A Diana adota o formato club agency, que combina atuação como agência criativa e como venture studio, com foco em transformar campanhas em ativos culturais de longo prazo. O modelo se apoia em uma rede de talentos por memberships exclusivas e inclui a criação de séries, podcasts, games, experiências e produtos físicos e digitais.

Debora Nitta e Eduardo Camargo, cofundadores da agência Diana (Divulgação)

O núcleo de liderança é formado majoritariamente por mulheres. Debora Nitta, ex-WMcCann e Meta, assume como chief transformation officer; Ana Paula Passarelli, fundadora da Brunch, é vice-presidente de creator economy; Gabriela Moura, primeira diretora de criação negra premiada em Cannes, reforça a liderança criativa; Karine Rossi lidera o Clube de Regeneração; Janaina Bezerra é chief dreamweaver; e Liza Dornelles, vice-presidente de operações.