Novos modelos de negócios serão debatidos no Fórum de Marketing

O 8º Fórum de Marketing Empresarial, promovido pelo Lide e pela Editora Referência (que edita o PROPMARK e as revistas Propaganda e Marketing), é uma oportunidade para que o mercado compartilhe experiências, aumente suas redes de relacionamento e troque informações importantes para a evolução dos negócios.

Os painéis são os grandes protagonistas do evento, que neste ano será realizado entre os próximos dias 18 e 20, no Sofitel Jequitimar, no Guarujá (SP). Nomes reconhecidos do mercado e líderes de empresas se reúnem para dividir conhecimentos e resultados. O tema desta edição, Em busca de novos modelos, dará origem a quatro painéis com participação de 14 nomes robustos do universo de agências e de anunciantes.

O primeiro painel se chama Novos Modelos de Negócios: Redefinindo a equação de custo-benefício e a visão de inovação. Nele, três nomes vão compor o quadro de apresentações: André Pereira, country manager do Waze; Andrea Pinotti, diretora de marketing do Itaú; e Leo Tristão, diretor-geral do Airbnb.

André Pereira, por exemplo, vai trazer a história do aplicativo Waze para ilustrar como a construção de um novo modelo de negócio pode ser inovador. Ele afirma que a inovação pode e deve estar presente no dia a dia das organizações, não apenas nas grandes iniciativas. “Vejo na nossa história bons exemplos de como viabilizar inovação: buscar por novas abordagens para problemas existentes, se aproveitar das oportunidades que surgem com as novas ondas tecnológicas e ter velocidade para se adaptar”.

Divulgação

André Pereira, do Waze, que participará de debate promovido pelo 8º Fórum de Marketing

Já Andrea Pinotti, sobre sua apresentação, afirma que a conexão de transformações tecnológicas e comportamento nos quais todos estão inseridos imprime um novo ritmo e em outro patamar de qualidade para as marcas que querem continuar sendo relevantes no futuro.

“É premissa conhecer profundamente as pessoas e desvendar as possibilidades que a tecnologia proporciona às marcas. Não é somente sobre custo e benefício, é sobre o que efetivamente gera valor para as pessoas: experiência”, diz o executiva.

Para o segundo painel, Novos Modelos na propaganda: quebrar padrão é o novo padrão, foram convidados Marise Barroso, vice-presidente de marketing de Avon; Eduardo Simon, CEO da DPZ&T; Mario D’Andrea, presidente da Dentsu; e João Pedro Paro Neto, presidente de Mastercard.

Eduardo Simon afirma que, antes, existia um problema e uma solução. Hoje, para cada problema são várias soluções, além da intensa competição de mercado, em que “marcas competem com outros setores, e o público está consumindo mídia o dia todo”. “A integração é mais importante do que ter apenas um criativo dono das ideias brilhantes dentro das agências. Essa é a ‘era das formigas’. Um time mais horizontal estimula a gestão de projeto e mexe com a operação e o interface do cliente. Quando você implanta filosofia, você coloca o foco no diagnóstico e encontra os interlocutores, que podem ser do marketing, BI etc.”.

Divulgação

Eduardo Simon (DPZ&T), que também estará no evento

Dois outros painéis compõem a programação do evento. O Painel 3 tem como tema Novos Modelos de Canal: o que vem depois do omnichannel e o Painel 4 aborda Novos Modelos de informação e entretenimento: o consumidor está no controle. A curadoria é de Marcos Quintella, presidente do Grupo Newcomm, além de Armando Ferrentini, presidente da Editora Referência, e do jornalista Adonis Alonso.

Além das palestras e discussões, o fórum também vai contar com homenagens especiais a Dalton Pastore, da ESPM; Hugo Rodrigues, da Publicis; e Eduardo Fischer, da Fischer. O Prêmio Lide de Marketing Empresarial reconhece nomes do marketing em 12 categorias, com Prêmio Especial para Walter Longo, presidente do Grupo Abril.