Nubank, Vivo e Nike lideram preferência dos gamers no Brasil

 A 7ª edição da Pesquisa Game Brasil 2020 (PGB) revelou que o mercado tem se fortalecido no país. O público cresceu 7,1% em relação ao ano anterior, sendo os adultos de 25 a 34 anos a principal faixa etária (33,6% do total).

O levantamento também apontou as marcas preferidas pelos gamers em diversas categorias, evidenciando oportunidades para ativações e patrocínios. Entre os snacks, por exemplo, figuram Ruffles, Doritos e Cheetos respectivamente.

Equipe Vivo Keyd é um dos investimentos da empresa de telefonia no universo gamer

No segmento telefonia, destaque para a Vivo em primeiro lugar, seguida por Claro e Tim. Não à toa, a Vivo é a preferida. A companhia dá o naming right a uma equipe de eSports, a Vivo Keyd, e desde 2017 vem aumentando seus investimentos no ecossistema gamer, inclusive, com produção de conteúdo. O documentário Game Changers, sobre o mercado de jogos, é um desses exemplos.

Reflexo semelhante houve também entre as marcas de refrigerantes. Guaraná, Coca-Cola e Fanta são os preferidos dos gamers. Neste caso, as três marcas têm forte relação com o mercado há pelo menos três anos. Fanta Guaraná, que pertence ao portfólio da Coca-Cola, começou como patrocinadora da equipe Team One de League of Legends, apesar de hoje não manter mais o patrocínio. Ainda assim, a marca Fanta segue forte no cenário, principalmente no apoio a projetos sociais, como o AfroGames.  

Outra categoria cuja associação com games é relevante é a de energéticos. Não à toa, Red Bull lidera a preferência. A marca tem um torneio próprio de eSports no Brasil, o Red Bull Player One. A Monster, que aparece em terceiro lugar, também tem uma forte atuação em patrocínios, sobretudo no cenário internacional, o que pode trazer reflexos no Brasil. A TNT Energy Drink ficou com a segunda colocação.

As marcas mais segmentadas também devem ficar atentas às preferências dos gamers. Diante da representatividade do público feminino, por exemplo, o segmento de cosméticos está aquecido, principalmente por contemplar além de maquiagem outros itens mais gerais como perfumes, desodorantes e similares. Entre os preferidos estão O Boticário, Natura e Johnson & Johnson respectivamente.

A PGB ouviu 5.830 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal, em fevereiro deste anos.  O estudo é realizado pelo Sioux Group, através da unidade de negócios Go Gamers, ESPM e Blend New Research.

Confira a seguir a lista completa de preferências por categorias.

BANCOS

1 – Nubank

2 – Caixa Econômica

3 – Banco do Brasil

SALGADINHOS

1 – Ruffles

2 – Doritos

3 – Cheetos

TELEFONIA

1 – Vivo

2 – Claro

3 – Tim

ENERGÉTICOS

1 – Red Bull

2 – TNT

3 – Monster

CARTÕES

1 – Mastercard

2 – Visa

3 – Elo

TÊNIS

1 – Nike

2 – Adidas

3 – Puma

COSMÉTICOS

1 – O Boticário

2 – Natura

3 – Johnson & Johnson

CARROS

1 – Honda

2 – Chevrolet

3 – Mercedes

MOBILIDADE

1 – Uber

2 – 99

3 – Easy Taxi

DELIVERY

1 – iFood

2 – Uber Eats

3 – Mc Donald’s

REFRIGERANTES

1 – Guaraná

2 – Coca-Cola

3 – Fanta

TELEVISORES

1 – Samsung

2 – LG

3 – Sony