Números da TV aberta crescem
Mesmo em tempos de crescimento da era digital, a audiência da TV Aberta continua em franca expansão. Dados do Ibope mostram que a audiência da TV Globo durante a Copa do Mundo deste ano foi 10% superior do que na Copa de 2010, na África do Sul. Outras emissoras, no acumulado de janeiro a abril deste ano, segundo o instituto, também viram sua audiência multiplicar, com crescimento de 27% da Record e 20% do SBT, emissoras que brigam pela vice-liderança do mercado mês a mês; 23% da RedeTV!; e 30% da Band.
A Copa do Mundo também foi uma grande geradora de negócios para a NewSource Globo, agência de conteúdo e serviços de broadcasting lançada em 2013 pela empresa líder do mercado de TV no país, e que também é parceira da Associated Press no Brasil. Durante o Mundial, mais de 30 emissoras internacionais que não tinham os direitos de transmissão do evento fecharam contratos com a agência. A Univisión, a maior cadeia de televisão em espanhol dos Estados Unidos, foi responsável pela maior parte deste resultado.
Ainda durante o principal evento do futebol mundial, o aplicativo da Globo teve 1,4 milhão de downloads durante o evento. Só na primeira fase do campeonato, foram registrados mais de 1,1 milhão de usuários únicos em atividade. Cada usuário navegou, em média, 24 minutos no app, que oferece interatividade e conteúdo complementar à programação, como estatísticas dos jogos, escalação, e replay de lances importantes. Já na web, a Globo.com teve aumento na audiência de 45% em relação à última Copa – enquanto a penetração da internet cresceu 35% no período. O site Globoesporte.com teve média diária de 11,3 milhões de visitas durante a Copa do Mundo, 59% acima da média diária de visitas durante o Mundial de 2010. E para fechar as outras telas, o mobile da emissora representou cerca de 22% do total de conteúdo consumido nas plataformas digitais da empresa. Ainda tiveram as redes sociais, com a fanpage do Facebook ganhando, nos pouco mais de 30 dias de jogos, quase 900 mil fãs – número que ultrapassa um milhão se somado aos novos seguidores do Twitter e do Instagram.
Os números da maior emissora do país também refletem na programação das outras empresas do meio, e provam, cada vez mais, que o digital – ou a segunda tela, como muitos gostam de dizer – é hoje o grande complemento da TV aberta e se tornou um distribuidor do conteúdo visto diariamente nos lares brasileiros.
A TV aberta no país concentra simplesmente quase 60% das verbas publicitárias investidas na comunicação.