Nunca foi tão fácil viajar
Praia, sol, mar ou ver o Big Ben e toda tradição londrina? Independentemente do destino e do gosto do turista, o fato é que a máxima “viajar é preciso” nunca esteve tão em alta como nos dias de hoje, inclusive no Brasil. Com a internet, o setor passou por uma verdadeira revolução. As antigas agências de viagem praticamente sumiram do mapa e surgiram no lugar sites especializados em vendas de passagens, hotéis, pacotes e afins. Uma inovação que deu ao consumidor o poder de comparar preços como nunca aconteceu antes e independência para comprar sua viagem sem que seja necessário um intermediário.
“Sou muito fã do Jeff Bezos [fundador da Amazon] e tem uma frase dele que acho sensacional afirmando que no mundo de hoje não basta você dizer que é o melhor, você tem de ser o melhor. Porque com a internet e a velocidade que a informação corre hoje é muito fácil para o consumidor comparar. Por isso, se a empresa se posiciona como melhor preço, precisa, de verdade, ter o melhor preço. Se é como melhor atendimento, precisa, de fato, ter o melhor atendimento. Se é portfólio, precisa ter o melhor portfólio. Não importa mais o que você diz, mas sim o que você faz”, destaca Roberta Antunes, cofundadora e COO do Hotel Urbano.
Com o slogan “Viajar é possível”, o próprio Hotel Urbano, fundado em 2011, é um case de inovação. Segundo a executiva, dentro da plataforma, “os movimentos e cliques de cada visitante são interpretados por algoritmos inteligentes, que permitem segmentar de forma dinâmica a nossa ampla e qualificada base de viajantes da internet, que tem mais de 18 milhões de clientes cadastrados”. “Com isso, conseguimos oferecer a viagem certa, na hora certa e para a pessoa certa”, ressalta.
Vale dizer que a estratégia de ter ofertas personalizadas não é uma exclusividade do Hotel Urbano. Todos os concorrentes também fazem mais ou menos assim. “Com as tecnologias disponíveis hoje, empresas de e-commerce conseguem identificar quais as preferências de produtos dos visitantes de seu site. Isso permite criar campanhas no Facebook, links patrocinados, Google ou com email marketing cada vez mais segmentadas. Ao oferecer um produto ideal para cada perfil de consumidor, a taxa de conversão se torna maior. Um de nossos desafios no Hotel Urbano é sofisticar cada vez mais a personalização das nossas campanhas”, explica Roberta.
Ela afirma que a empresa também tem a maior fanpage de turismo do mundo no Facebook, com 12 milhões de seguidores. “Como sabemos que a segmentação é uma das chaves do sucesso de qualquer campanha na internet, procuramos desde o início aprimorar nosso sistema de classificação de usuários”, completa a executiva.
CVC
Posicionada como a maior operadora de turismo da América Latina, a CVC prova que o tradicional também pode se modernizar. Ela surgiu em 1972, no ABC paulista, atravessou toda a transição do setor com o surgimento da internet e aproveitou o melhor da inovação para seus negócios. Hoje, mesmo com a loja virtual, ainda mantém seus diversos pontos de venda físicos espalhados pelo país. “A CVC é uma das poucas do segmento que atua com o conceito de multicanalidade, ou seja, tem canal de vendas para todos os perfis, sendo que é o consumidor que decide onde e quando prefere comprar”, salienta Marcelo Oste, diretor-adjunto de marketing da CVC.
Outra característica da companhia é diversificar o investimento em mídia. Enquanto os concorrentes que nasceram com a internet se concentram em realizar campanhas no meio digital e eventualmente na televisão, a CVC pulveriza a verba, priorizando a mídia impressa, em especial os jornais. “Nas estratégias de publicidade da CVC, a mídia impressa, especialmente o meio jornal, sempre teve historicamente, e continuará tendo, papel fundamental junto aos nossos principais públicos-alvo, pelas características e adequação deste tipo de mídia. Além de comunicar ofertas, a mídia impressa nos permite estabelecer frequência e relacionamento com a nossa audiência-alvo, em médio e longo prazo. Mas é inegável o potencial da internet, não apenas como fonte de consulta de ofertas e curiosidades sobre destinos turísticos, mas também como canal de vendas, inclusive para a CVC, para atrair consumidores. Particularmente, no nosso negócio, a internet faz parte das nossas estratégias de comunicação, tanto na divulgação de ofertas nos principais portais e redes sociais como no sentido de atrair a atenção do cliente e direcioná-lo para as nossas lojas físicas, exclusivas e credenciadas, como acontece na maioria das vezes, e de levá-lo, ainda, ao nosso site, seja para consultar ofertas ou para finalizar a compra”, revela.
De acordo com Oste, a mídia e a forma como a companhia anuncia os seus produtos têm forte poder de influência na decisão de compra do consumidor. “Assim como a qualidade dos produtos comercializados pela companhia são reconhecidos pelos consumidores, a forma como a empresa se comunica também é reconhecida e isso garante a liderança da CVC neste mercado”, diz o diretor.
Segundo dados da empresa, o país continua sendo o destino turístico preferido pelos brasileiros. Dos 3,3 milhões de brasileiros que viajaram com a CVC em 2014, 60% desembarcaram em destinos turísticos do Brasil, e o restante, 40%, optou por destinos internacionais. “O Brasil continua sendo o destino de viagem preferido dos brasileiros e, em função desta demanda, a operadora também costuma fazer uma série de promoções para resorts em todo o Brasil”, acrescenta o executivo.
Gerar demanda
Roberta Antunes ressalta que o Hotel Urbano entende que viajar precisa ser uma experiência 100% positiva e as pessoas deveriam incorporar mais viagens no seu dia a dia. Por isso, uma das prioridades do site é desenvolver uma estratégia de marketing online capaz de gerar demanda por turismo e viagens durante todo o ano e não apenas em períodos pequenos ou momentos específicos. “Referência em tecnologia e inovação, o Hotel Urbano utiliza os mais avançados sistemas e códigos, somados à inteligência e à criatividade da nossa equipe, para processar grandes volumes de informações, com intuito de compreender as necessidades, tendências e comportamentos de cada cliente.”
A executiva afirma que outra estratégia é criar uma atmosfera social que propicia um ambiente de compartilhamento sobre viagem. “Diariamente, oferecemos cerca de cinco mil pacotes com preços acessíveis para mais de 400 dos principais destinos turísticos nacionais e internacionais, pacotes esses que se renovam constantemente. Além disso, oferecemos mais de 180 mil opções de hospedagem em mais de 30 mil destinos, espalhados por 183 países em todo o mundo. E essa diversidade de opções nos permite atingir a todos os tipos de viajantes.”
Segundo a executiva, outra grande inovação foi o lançamento da central de relacionamento 24h totalmente integrada ao aplicativo, criada em 2014. “A funcionalidade, inédita no mercado, permite que o viajante de qualquer lugar do planeta e a qualquer hora do dia entre em contato com um consultor Hotel Urbano via chat, de forma simples, econômica e segura. Não por acaso, o Hotel Urbano vem acumulando diversos prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais, como o 1º lugar na categoria Turismo e Lazer – Serviços no Prêmio Época Reclame Aqui – As melhores empresas para o consumidor 2014”, conta ela.
Posicionado como o líder no mercado de hospedagem no Brasil, o Hotel Urbano soma, desde a sua fundação, quase nove milhões de diárias vendidas para hotéis, pousadas, flats, hostels e cruzeiros, dentro do Brasil e no exterior. Em 2014, a empresa superou a marca de 3,9 milhões de diárias vendidas ou uma diária comercializada a cada oito segundos.
E para manter o crescimento sustentável, o Hotel Urbano foca em novas parcerias. “Nossa intenção é oferecer um portfólio de produtos cada vez mais amplo para nossos clientes. Em 2014, entramos no mercado de aluguel de imóveis por temporada com o lançamento do Voltem.com, o primeiro site de aluguel por temporada do mundo que permite ao viajante pagar sua estada em até 10 vezes. Já em 2015, firmamos uma parceria com RentalCars.com e Priceline, para oferecer o serviço de reserva de aluguel de carros em nosso site. Apesar de tudo que já construímos, temos a consciência de que estamos apenas começando. O mercado de viagens online está muito longe da sua maturidade em todo o mundo, principalmente no Brasil e América Latina.”
Tecnologia
As novas tecnologias deram origem a uma série de novas ferramentas para comparação de preços na internet, favorecendo o turismo. O Voopter, por exemplo, é um buscador de passagens aéreas que permite pesquisar preços de várias datas de uma só vez. “Trata-se do calendário multidatas, que possibilita marcar até quatro datas diferentes de ida e de volta na mesma busca e o Voopter encontra a combinação mais barata em poucos segundos. A vantagem é não precisar clicar em ‘voltar’ no navegador de internet para começar uma nova pesquisa, nem realizar dezenas de pesquisas diferentes para encontrar a combinação de datas mais barata para viajar. Além disso, tanto o app como o site da empresa possibilitam que o usuário crie ‘alertas’ de preços e datas que deseja para fazer sua viagem”, conta Pettersom Paiva, CEO do Voopter.
Para Paiva, hoje a inovação do setor passa sobretudo pelo enxugamento e barateamento do processo de compra do produto turístico. “E essa é a premissa original do Voopter, cuja missão é tornar as viagens aéreas mais acessíveis para todos os públicos. O número de viajantes que optam por viajar de avião cresceu muito nos últimos anos, em decorrência da ascensão da classe C. Nós conseguimos perceber que os brasileiros estão pesquisando mais e sentiram que viajar de avião não significa gastar mais. Outro fator que temos notado é que os viajantes estão mais independentes, se sentem mais seguros em comprar a própria passagem e a acomodação, sem necessidade de um pacote de viagem oferecido por uma agência”, conta ele.
Já para quem prefere viajar de ônibus, também há opções de sites para compra de passagens rodoviárias, um mercado em plena expansão. No Brasil, apenas 1% das passagens rodoviárias são compradas online, enquanto no mercado aéreo são mais de 60%. “Acreditamos que fazemos parte de um movimento que está mudando a cultura das pessoas em relação à forma como se compra passagens rodoviárias. Queremos transferir a demanda do offline para o online por conta da conveniência”, conta Cesário Martins, co-CEO e fundador da ClickBus.
Com menos de dois anos, a empresa tem operações no Brasil, México, Alemanha, Polônia, Turquia, Tailândia, Paquistão e Filipinas, com mais de 650 mil passagens vendidas. “Esses países têm em comum uma alta demanda por serviços online, mas a venda de passagens de ônibus pela internet é pouco explorada e a grande parte dos clientes ainda faz a compra direto no terminal”, ressalta Martins.