O Boticário criará fragrâncias inspiradas no Rio de Janeiro

Há cerca de três anos, O Boticário iniciou uma série de ações no Rio de Janeiro para ampliar sua força junto aos consumidores cariocas. Passou a patrocinar o Fashion Rio, por meio de sua marca Nativa Spa; é um dos grandes apoiadores do filme “Rio, eu te amo”, da franquia “Cities of love”, que deve ser lançado no ano que vem; e agora anuncia a criação de quatro novas fragrâncias, que serão desenvolvidas com a ajuda dos consumidores cariocas. O projeto chama-se “Rio, beleza que inspira”. No site com o mesmo nome, desenvolvido pela NBS – que cuidará de toda a comunicação do projeto –, as pessoas poderão enviar suas contribuições para inspirar os perfumistas de quatro empresas convidadas a participar: IFF, Givaudin, Sunrise e Firmenich.

 

Andrea Mota, diretora-executiva da empresa, diz que a cocriação com consumidores é inédita no mundo. Depois de selecionadas algumas opções, as fragrâncias irão às ruas para serem experimentadas pelas pessoas – que votarão e ajudarão a eleger as que têm mais a ver com o Rio. “Os novos perfumes serão lançados no Rio, depois distribuídos no na capital fluminense e quem sabe em outros países”, diz a baiana Andrea, moradora de Curitiba – sede da empresa – há 12 anos.

Para o site do projeto – que será divulgado em uma “aba” no Facebook –, as pessoas poderão enviar, durante cerca de dois meses, frases, sons, fotos e tudo o que poderá inspirar os “caminhos olfativos” dos perfumistas. Uma triagem será feita por formadores de opinião e Andrea estima que as fragrâncias estejam prontas até depois da Copa de 2014. Pode ser que o momento de lançamento do filme “Rio, eu te amo” seja utilizado para divulgar as novas fragrâncias, ou que as fragrâncias entrem, de alguma forma, no roteiro de alguma das dez histórias. “Temos bastante espaço no projeto, pois somos um dos principais patrocinadores. Mas ainda não está decidido”, diz Andrea.

Hoje, O Boticário investe primordialmente no mercado interno. Desde 2008, reduziu os investimentos no exterior e hoje está com 100 lojas fora do país, em Portugal, Espanha, Angola e alguns países da América Latina. O projeto “Rio, beleza que inspira” é um dos principais do anunciante este ano, juntamente com a plataforma transmedia “Viva Linda”, que incluiu o lançamento recente de uma revista, que já está na terceira edição. A previsão de crescimento para este ano é de 20%.

Ana Ferrel, diretora de branding e comunicação de O Boticário, antecipa que, em maio, entra no ar a campanha criada pela NBS para falar da criação das fragrâncias. Um comercial será veiculado em TV aberta, apenas no Rio de Janeiro. Haverá anúncios em revistas e várias ações nas redes sociais. “Depois do Dia das Mães, faremos ativações nas lojas. E depois de dois meses acreditamos que as empresas de perfumaria já terão material suficiente para começar a trabalhar. Pode levar um ano até formular os perfumes”, diz Ana.