O Boticário usa ‘Botiverso’ para ampliar diálogo sobre autocuidado masculino

Em parceria com ‘Aqueles Caras’, entre outros perfis, marca quer reforçar o seu papel na geração de conversas sobre vulnerabilidade e bem-estar

O Boticário investe no relacionamento com criadores de conteúdo por meio do Botiverso, programa de aceleração que se tornou uma das principais plataformas de conexão da empresa com o universo digital. A iniciativa nasceu com o objetivo de valorizar narrativas autênticas e diversas, mas ganhou novos capítulos em parcerias firmadas com perfis de criadores de conteúdo.

Agora, a marca abre espaço para diálogos “mais reais” sobre autocuidado, vulnerabilidade e bem-estar do público masculino. Um dos exemplos é a ação realizada em parceria com o canal do YouTube ‘Aqueles caras’, grupo formado por Alvinho, Guilherme Beltrão, Chico Moedas, Ramon Donatello, Daniel Maciel e Pig (Pedro Augusto). Os criadores de conteúdo produziram uma série de vídeos com a marca no TikTok e Instagram em “unboxing” - que mostra produtos recém-adquiridos sendo desembalados.

“Acreditamos que o Botiverso é uma extensão natural da forma como nos relacionamos com a nossa comunidade, por meio da escuta ativa e da valorização da autenticidade”, comenta Carolina Carrasco, diretora de branding e comunicação do Boticário. A executiva explica que, além de números, a curadoria é guiada pela narrativa e as pessoas escolhidas precisam gerar conversas verdadeiras. A iniciativa, segundo ela, “se consolidou como um espaço de descoberta, troca e aprendizado, tanto para os criadores quanto para a marca”.

Com a nova parceria, a marca busca expandir a conversa sobre masculinidade e atualizar a forma de se comunicar com esse grupo. “O homem sempre esteve presente na nossa narrativa. Mas o que muda agora é a forma como queremos falar com ele: mais horizontal e menos prescritiva”, diz Carolina.

“‘Aqueles caras’ é a tradução exata disso. Eles criaram um espaço onde o homem brasileiro se vê representado, sem estereótipos, com humor e vulnerabilidade na medida certa. Quando olhamos para isso, enxergamos a oportunidade de transformar a ‘resenha’ em um ponto de partida para o autocuidado”, acrescenta ela.

A iniciativa também reflete a evolução da própria comunicação da marca, principalmente quando se trata do Brasil. “Hoje, o homem brasileiro está mais aberto a se cuidar, a experimentar e a se expressar, e o nosso papel é acompanhar e às vezes antecipar, essas transformações”, afirma. A ideia é normalizar o cuidado como parte do dia a dia, com uma abordagem que não busca ensinar, mas refletir e amplificar o que já está acontecendo na rotina masculina.

Leia a íntegra da reportagem na edição impressa de 3 de novembro.

Imagens do topo: Divulgação