Segundo a head of sales Latam Diana Ramirez, a América Latina representa 21% dos usuários ativos mensais

O Brasil foi escolhido para sediar a primeira edição do Spotify Sparks, evento que discutiu, no último dia 19, o futuro do áudio digital com o objetivo de mostrar as oportunidades para as marcas.

Diana Ramirez, head of sales Latam do Spotify, explica a relevância da região para a operação global da plataforma de aúdio. Segundo ela, a América Latina representa 21% dos usuários ativos mensais no mundo, impulsionados principalmente pelo Brasil e México.

“Isso é um número significativo, mesmo quando comparado a outras plataformas.”

América Latina
A América Latina representa 21% dos MAUs (Monthly Active Users) globalmente, e o Brasil é um dos países mais importantes do mundo no Ad Spend Top 7, por isso estamos sediando a primeira edição do Spotify Sparks, uma cúpula promovida pela equipe de publicidade do Spotify, aqui no Brasil. Ainda este ano, o Spotify Sparks será realizado na Índia, com outros mercados previstos para 2024.

Oportunidades
O principal objetivo desta cúpula é mostrar às marcas as oportunidades que podem alcançar por meio do Spotify. Como a plataforma de áudio mais popular do mundo, com uma audiência global profundamente envolvida, o Spotify é culturalmente relevante para diferentes públicos, e podemos criar oportunidades significativas para anunciantes atingirem seus públicos desejados. Com este evento, podemos mostrar aos anunciantes como podem alcançar esse lugar único.

Áudio digital
Acredito que o futuro do áudio está totalmente ligado à construção de um ecossistema de conteúdo de áudio que permita sua criação por todos, e estamos trabalhando nisso. Com isso, o futuro dos anúncios de áudio digital está programado para crescer na América Latina e no Brasil, criando oportunidades cada vez mais personalizadas e eficazes para as marcas.

Diana Ramirez, head of sales Latam do Spotify (Divulgação)

As marcas estão compreendendo o poder do som e da personalização nos anúncios no Spotify, e queremos reforçar que o conteúdo moldador da cultura do Spotify cria oportunidades significativas para suas marcas. Temos 21% de usuários ativos mensais na região, impulsionados principalmente pelo Brasil e pelo México. E isso é um número significativo, mesmo quando comparado a outras plataformas.

Cenário
É importante entender o cenário de áudio digital na região. A América Latina tem visto um crescimento significativo no consumo de áudio digital, incluindo streaming de música e podcasts. O Brasil, por exemplo, é o segundo maior mercado em termos de consumo e criação de podcasts no Spotify. As marcas devem aproveitar essa tendência integrando sua publicidade com conteúdo de áudio, personalizando e segmentando seu conteúdo. A pesquisa “Sonic science”, patrocinada pela plataforma, por exemplo, mostrou que os ouvintes do Spotify integram o áudio em todas as partes de suas vidas, 24 horas por dia, desde caminhar e ler até cozinhar, estudar e dormir. Mais de um terço dos participantes do estudo afirmou que dedica total atenção ao áudio quando está ouvindo. Além disso, temos uma base de usuários, especialmente da geração Z, que está disposta a aceitar publicidade como uma forma de acessar a música do mundo, portanto, estar no Spotify significa poder alcançar um público de maneira precisa, segmentada e personalizada.

Anunciantes
A publicidade tem sido uma importante fonte de receita para o Spotify, e a América Latina, incluindo o Brasil, é um dos mercados mais importantes para o negócio global de anúncios. Os anunciantes são atores-chave no ecossistema do Spotify. Eles ajudam a garantir que mais da metade de nossos usuários desfrute da plataforma gratuitamente, enquanto seus investimentos contribuem para o crescimento da indústria de áudio e fornecem conteúdo relevante aos usuários.

Anúncios de áudio
Os anúncios de áudio no Spotify funcionam como um ótimo conector entre audiências e marcas. Devido à nossa capacidade de entender os hábitos dos usuários e ao crescente número de usuários gratuitos, desenvolvemos anúncios assertivos em parceria com marcas.

Leia a entrevista completa na edição de 25 de setembro de 2023