“O Brasil sempre será um dos mais importantes mercados para Cannes”

 

Divulgação

José Papa Neto: “toda e qualquer iniciativa que permita maior penetração de nossa marca e proposta de valor será cuidadosamente avaliada”

Pela primeira vez, o CEO do Lions Festivals (responsável pelo Cannes Lions, Lions Health, Lions Innovation e Lions Entertainment) será um brasileiro. O nome de José Papa Neto no cargo havia sido antecipado na edição de 25 de julho pelo PROPMARK e foi confirmado na semana passada pela Ascential Events, holding que controla o Lions Festivals. Até então, o brasileiro mais influente da história do festival tinha sido Luis Antonio Ribeiro Pinto, que chegou a ser VP da Sawa (Screen Advertising World Association), associação que organizou o festival entre 1953 e 2001 até vender o negócio para o Emap, hoje o Ascential.

Papa Neto afirma que um dos seus principais desafios à frente do festival de criatividade mais importante da indústria é assegurar que os eventos mantenham a capacidade de renovarem-se sempre, protegendo, porém, o “fabuloso” legado construído. “Lions consolidou-se há tempos como o destino global da inspiração e criatividade. Esta mensagem deve continuar a permear tudo que fazemos”, disse o executivo, que assume o novo posto a partir de 1º de setembro, quando deixará o cargo de CEO da WGSN, empresa de previsão de tendências de moda global da Ascential Events.

Seguindo o princípio de proteger o legado de Cannes, o brasileiro afirma que espera avaliar e entender todas oportunidades que estão sendo trabalhadas hoje. “Há muito a desenvolver dentro das iniciativas em curso e certamente estas deverão ser priorizadas”.

Quando perguntado sobre o que pode ser melhorado nas competições, o executivo reforça que o festival responde a todo e qualquer movimento que estimula o pensamento criativo e inovador. “As competições e categorias evoluíram, seguindo o mercado. Nós abraçamos tecnologia e dados, mas sempre sem perder o que está no coração de tudo, a criatividade”, falou ele.

Sobre os planos de ter um festival na América Latina, o novo CEO do Lions Festivals argumenta que “toda e qualquer iniciativa que permita maior penetração de nossa marca e proposta de valor será cuidadosamente avaliada, seja na América Latina ou em qualquer outra região relevante para nós”.

Outra missão de Papa Neto será substituir à altura Philip Thomas, que passa a ser CEO da Ascential Events, com quem ele conta que vai trabalhar muito próximo. “Trabalharemos juntos todo o caminho e não somente no início. O legado do Phil é evidente e levou-o a liderar o braço de eventos e festivais de nosso grupo como um todo, Ascential Events, incluindo Lions. Meu entusiasmo ao abraçar esta oportunidade esteve fundamentado na oportunidade de trabalhar sob a liderança e orientação do Phil”, reforçou o executivo.

Por fim, em relação à participação brasileira em Cannes, Papa Netto falou que o Brasil sempre será um dos mais importantes mercados para o festival. “Todos ganham se a minha chegada permitir maior abrangência da nossa mensagem no país”, pontuou ele.