"O Brasil tem muito a mostrar no festival"

Alê Oliveira

Maria Laura Nicotero: agências brasileiras são experts em ativar marcas

Há menos de um ano como presidente da Momentum no Brasil, Maria Laura Nicotero estreia, neste ano, no júri do Cannes Lions, em Promo & Activation Lions. Segundo a executiva, neste momento de “acomodação de verbas” e em que o consumidor quer dialogar, a área ganha protagonismo. Ela fala que as agências brasileiras são experts em ativar as marcas com seu público. Para Maria Laura, o país terá muito a mostrar no Festival Internacional de Criatividade, principalmente as campanhas e ações que estão sendo feitas para a Rio 2016, que serão realizadas no Brasil e começam em agosto. Veja abaixo quais são as considerações da executiva.

Criatividade e eficiência

Espero ver cases nos quais o resultado esteja evidente. Cada vez mais a criatividade precisa estar alinhada com a eficiência da ação.

Maior desafio
Acredito que o meu maior desafio será explicar os trabalhos brasileiros para o público estrangeiro. Como a nossa cultura é diferente, muitas vezes as peças brasileiras não são compreendidas totalmente em função da língua e dos hábitos, entre outras características do nosso país.

Promo
É o lado mais sofisticado da comunicação. Na verdade, qualquer campanha ou ação de marketing precisa ser somada ao activation. E, quando eu digo isso, o digital está lá dentro. O consumidor quer dialogar, quer construir uma história, e isso parte do princípio que precisa ter uma ativação. Eu acho que é onde vai estar o investimento nos próximos anos.

Protagonismo
Como existe uma acomodação das verbas, nossa ferramenta acaba ganhando um enorme protagonismo nas ações das marcas, principalmente quando estas entendem que a audiência quer dialogar. A marca precisa mostrar sua alma, ampliar sua atuação e se aproximar do público. E nós, das agências brasileiras, somos experts nisso.

Expectativas
A expectativa é grande! Entendo que estarei reunida com as maiores e melhores mentes do segmento. Será um enorme potencial de aprendizado.

Laboratório espetacular
No momento, não posso dar detalhes sobre os cases. Mas imagino encontrar tendências a médio e longo prazo. O Festival de Cannes sinaliza o que está sendo feito em todo o mundo, para todo tipo de cultura. É um laboratório espetacular. Quando somamos os talentos no júri é uma experiência megablaster.

O que surpreende
A criatividade sempre surpreende. É realmente incrível como sempre somos capazes de nos reinventar, principalmente quando nos unimos a marcas corajosas.

Critérios
O valor da criatividade é sempre muito importante, somado ao resultado. Uma ideia pela ideia não vale, mas se demonstrar resultados, todo o processo faz sentido.

Muito a mostrar
Sobre o desempenho dos brasileiros, acredito que teremos muito a mostrar, principalmente as campanhas e ações que estão sendo feitas para as Olimpíadas. O Brasil tem um processo muito sofisticado, talvez não tenha o volume de entrada como os anglo-saxões, mas a gente tem trabalho sendo muito bem-feito. As marcas estão nos provocando há um certo tempo. Então, a gente vai ter bons cases inscritos.