"O brinde enriquece emocionalmente a associação do consumidor com a marca"

Instrumentos, experiências, fornecedores, equipamentos, serviços, aplicativos, tudo que possa proporcionar uma experiência mais profunda do consumidor com a marca. Essa é a proposta da Brazil Promotion.

Sob o tema “Conexões Criativas”, a edição 2019 começou na terça (6) e termina quinta (8), reunindo uma programação de palestras e apresentações, além de cerca de 200 expositores com opções de brindes, presentes corporativos, soluções para merchandising no ponto de venda, novas tecnologias e serviços para eventos.

Realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o evento estima receber mais de 13 mil visitantes e movimentar R$ 13,7 milhões. Entre os expositores estão empresas como Nadir Figueiredo, Copag, Pilot Pen, Uatt? Presentes, Artigus, Só Chinelos, CariCanecas, Scarf Me, Lansay Fico.

Auli De Vitto, diretor geral da feira, reforça que o objetivo da Brazil Promotion é atender a necessidade de agências e marcas, de criarem uma conexão mais próxima com seus consumidores.

Nesse cenário, ele defende que o brinde é muito mais do que um item entregue. “Ele é um produto que cria uma cauda longa nas ações promocionais, ele envolve e enriquece emocionalmente a associação positiva do consumidor com a marca”, explica. Acompanhe a entrevista.

Divulgação

Auli De Vitto: “Tudo que tem aqui são recursos, mas o que está impulsionando isso para atingir o coração do consumidor é a análise de dados”

CONSUMIDOR
Hoje tem um protagonismo maior do consumidor final em relação às suas escolhas. Ele quer empresas que estejam associadas com os valores que são importantes para ele. E as marcas não conseguem transmitir esses valores em comerciais. Não dá para perceber. Ele pode até falar o que faz. Mas e as atitudes? E isso se manifesta no contato da marca com o consumidor nos eventos, no ponto de venda em todas atividades que tem algum tipo de interatividade com o consumidor. Isso que a gente se propõe a fazer aqui: trazer todos esses fornecedores que podem ajudar agências e clientes a criarem um ambiente propício que valorize a marca e traga o reconhecimento dos valores que ela trabalha, e com isso crie fidelização, uma aproximação maior e uma relação de longo prazo.

EDIÇÃO
Criamos o ano passado um conceito de clusters, ilhas com oito estandes, um do lado do outro e no centro tem uma experiência, desde um showroom de ideias, a uma experiência gourmet de preparar um prato, a atravessa em um túnel ‘desestressador’, entre outras. O objetivo é externar para o visitante as possibilidades que ele tem de utilizar esses instrumentos e equipamentos.

NEGÓCIOS
Nossa expectativa de fechamento de negócios é de R$13,7 milhões na feira e nas semanas seguintes. Em 2018, foi movimento R$12,5 mi. Uma evolução boa. Observamos esse ano um crescimento. Temos um site de orçamentos, o Free Shop, que me dá um termômetro do que o mercado está orçando de brindes. São cerca de 100 mil orçamentos por mês, é uma demanda grande. Notamos que no mês de julho tivemos um aumento de quase 19%, e nos primeiros dias de agosto isso está se mantendo. Temos a expectativa de que esteja acontecendo também uma recuperação do mercado, devagarzinho, mas já há um estímulo maior das atividades promocionais.

DADOS
O conhecimento do cliente tem puxado a evolução. A maioria das grandes empresas já têm um trabalho consistente de análise de dados para identificar como o consumidor se comporta, como impactá-lo e onde a empresa está errando. Não existe um caminho pronto. Tudo que tem aqui são recursos, mas o que está impulsionando isso para atingir o coração do consumidor é a análise de dados.

BRINDES
Brinde é um produto que cria uma cauda longa nas ações promocionais, ele enriquece emocionalmente a associação positiva do consumidor com a marca. Ele envolve o consumidor em uma experiência alegre, gostosa, que ele se sinta bem. Qual o melhor brinde? É personalizar ao máximo. No futuro vamos conseguir ter personalização individualizada, dando um retorno muito mais impactante.