'O e-commerce representa para nós, no mundo, um dos canais mais fortes de vendas', diz CMO da Havaianas
Maria Fernanda Albuquerque participou da série de videocasts 'O novo manual do marketing: grandes CMOs do Brasil'
Como se manter atual e relevante no mercado após 60 anos? Com um cenário de tendências que muda na velocidade de uma atualização de feed, se manter atento à essência é fundamental para um trabalho de marketing bem-feito e com boa conversão de compras.
Nesta temática, o último episódio da série de videocast O novo manual do marketing: grandes CMOs do Brasil recebeu Maria Fernanda Albuquerque, diretora de marketing da Havaianas.
O programa contou com a apresentação de Carolina Vilela, jornalista do PROPMARK, e do fundador e CEO da Zmes, Marcelo Tripoli.
A CMO da marca brasileira falou sobre o crescimento do e-commerce nesses dois anos de pandemia e como a marca tem feito para se manter atual para os consumidores. Além disso, Mafê também destacou a importância do humor e o uso dos influenciadores digitais nas peças da Havaianas.
“A gente cresceu quase 20% em receita no último ano. Ao longo da pandemia, em alguns dos países europeus, o e-commerce mais que dobrou de tamanho e, hoje, ele representa para nós, no mundo, um dos canais mais fortes em termos de vendas”.
Com a digitalização do mundo, as marcas precisaram destinar parte de suas verbas para o online. Segundo Mafê, atualmente 50% da verba de mídia de Havaianas é totalmente direcionada ao mundo virtual e, fora do Brasil, essa porcentagem sobe para 85%.
Para Tripoli, essa é uma tendência que deve permanecer no mercado. “As marcas de moda aprenderam a criar boas experiências e, hoje, a categoria número 1 no e-commerce brasileiro é moda. Houve uma mudança com o próprio amadurecimento do e-commerce. Acho que a Havaianas representa esse novo momento”.
O fundador da Zmes também ressaltou a mudança da visão das empresas sobre o marketing e a importância de ter os dados de mensuração para que as companhias sintam os resultados nas vendas dos produtos.
“O marketing, normalmente, é de fato uma despesa para os CFOs e CEOs da companhia, tanto que é comum que se comece o ano com uma verba X e termine com uma verba metade de X. Quando você começa a mostrar que, na verdade, isso é um custo de vendas e, se você tirar aquele dinheiro, a venda diminui, muda o jogo. Quem é do marketing sempre entendeu que investir em marca gera venda, mas, para quem não está dentro dessa área, precisa ter um mecanismo mais direto de mensuração. Com o digital é possível”, completou.
Outro ponto levantado durante a conversa foi a forma como a Havaianas usa o humor do brasileiro para mostrar aos outros países a essência do país. Como uma marca global, a CMO explicou que um dos trabalhos principais da companhia é mostrar “o Brasil de verdade”, além dos estereótipos, se apropriando das tendências do mercado.
“Para mim, um dos valores principais do DNA da marca é justamente ter nascido no Brasil. Nós somos nascidos e criados aqui, então a marca leva muito para o mundo tudo o que o brasileiro carrega. A Havaianas leva liberdade de espírito para as pessoas. O importante aqui é não estereotipar, levar o valor e a essência da marca. Além disso estar sempre aberto para entender qual é o momento de mundo, o que está relevante e como se adaptar. Para mim, o apego está na essência e no DNA da marca”, completou Mafê.
Todos os episódios da série O novo manual do marketing: grandes CMOs do Brasil estão disponíveis nos canais do YouTube e do Spotify do PROPMARK.