"O erro foi na mensagem", diz Luiz Sanches
Um dia após a AlmapBBDO abrir mão de dois bronzes que havia conquistado com anúncios criados para a Bayer, o CCO da agência, Luiz Sanches, comentou o caso em perguntas provocadas pelo PROPMARK depois da coletiva de imprensa que divulgou os resultados de Titanium e Integrated. O centro da polêmica foi o anúncio chamado “Don’t worry Babe, I’m not filming this. Mov” (“Não se preocupe querida, eu não estou filmando isso”, em tradução livre).
Segundo Sanches, houve uma interpretação equivocada em relação à peça, que sofreu acusações de machismo por mulheres da indústria criativa, e a agência optou por retirar todas as inscrições relacionadas à Bayer, abrindo mão dos prêmios conquistados tanto com o anúncio de Outdoor criticado como com a série “Box e careca”, que tinha ganhado bronze em Print & Publishing. “Erramos e agimos rápido pedindo as devidas desculpas. Mas é importante reforçar que o grande erro foi a mensagem que causou o desconforto”.
Em seguida, o líder criativo da AlmapBBDO foi questionado sobre a declaração de um executivo internacional da Bayer, que declarou ao Washington Post que a campanha havia sido apresentada à equipe de marketing do anunciante no Brasil para ganhar prêmios em Cannes e que a própria Almap teria pagado a veiculação da ação para garantir o direito de inscrição. Fugindo da polêmica, Sanches respondeu apenas que não tinha nada mais a acrescentar em relação ao comunicado divulgado anteriormente.
Luiz Sanches, CCO da AlmapBBDO (terceiro da esq. para dir.) durante coletiva de imprensa no Palais des Festivals de Cannes
O comunicado da Almap diz: “Repudiamos a prática de filmagem não consensual e qualquer espécie de violência ou invasão de privacidade. Ficaremos atentos para evitar o problema no futuro. Por esta razão, já entramos em contato com a direção do Festival de Cannes e solicitamos a retirada imediata das peças de nosso cliente Bayer”.
Sanches ainda falou sobre a influência das redes sociais e a velocidade com a qual um tema se espalha atualmente, muitas vezes sem dar chances de que se faça a defesa de uma ideia.
Com a retirada dos dois Leões envolvidos na polêmica, a AlmapBBDO finaliza sua participação no Cannes Lions 2016 com 21 prêmios conquistados e é agência brasileira mais premiada do ano. Confira o resultado final do Brasil.