O futuro é, também, mobile. Essencialmente, o futuro do entretenimento pertence a novos formatos, e novas maneiras de acessar o entretenimento e se relacionar com ele. É nisso que acredita a dupla que esteve no topo das tendências do storytelling ao longo dos últimos anos, Jeffrey Katzenberg – fundador da DreamWorks, ao lado de Steven Spielberg – e Meg Whitman, a ex-CEO do EBay. Juntos, eles lançam em abril do ano que vem a plataforma de entretenimento Quibi, e afirmaram, diante da plateia do SXSW no primeiro dia de festival, que querem ser uma revolução semelhante ao Google, semelhante ao Netflix. E não é para menos: a dupla conseguiu levantar mais de US$ 1 bilhão – de várias redes de TV, estúdios de cinema e empresas como Ali Baba – para montar seu negócio, que pretende contar histórias de maneira totalmente inovadora.

“Basicamente, o que diferencia o Quibi é a liberdade. A possibilidade de fazer projetos inovadores em duração, em formato”, disse Katzenberg.

Uma das novidades é uma espécie de curadoria de informações. Serão 15 categorias em que o usuário poderá acessar, diariamente, as informações mais essenciais. O Quibi pretende oferecer para as notícias a conveniência que o Spotify oferece hoje para a música. A ideia é formatar programetes e seis minutos e meio com as principais notícias do dia – produzidos pela BBC, por exemplo.

Trabalhar com conteúdos menores, pensando no acesso das pessoas pelo celular, é o que está em jogo.

“Houve uma era do cinema, uma era do TV, queremos fazer nascer a era do Quibi. Onde se paga por aquilo que se quer, de fato, assistir”, diz, confiante, Katzenberg.

Produtos

Entre os produtos já previstos para a plataforma está, por exemplo, um filme baseado no programa “El señor del cielo”, da Telemundo – o quarto mais popular nos Estados Unidos, falado em Espanhol. A equipe criativa do programa topou elaborar um projeto dedicado a contar uma história de três horas de duração, totalmente nova, a respeito dos personagens do programa da Telemundo, especialmente para o Quibi.

Outras ideias interesssantes vem por aí como um Reality Show com a cantora Jennifer Lopez, que pretende presentear com US$ 10 mil alguém que lhe ajudou genuinamente, sem pedir nada em troca, criando uma rede de generosidade que premiará outras pessoas, em outros episódios, de maneira inusitada. Também está prevista a exibição da história do fundador do Snap Chat, Evan Spiegel.

Cobertura patrocinada por BETC/HAVAS