O Globo investe em realidade virtual para marcar 20 anos do site

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Redação de O Globo: equipe de jornalistas integrada a todo ecossistema do veículo, que inclui site, celular e versão impressa

Lançado em 29 de julho de 1996 – dia em que comemorava seus 71 anos de atividades -, o primeiro site do jornal O Globo (www.oglobo.com.br) anunciava sua entrada na era digital. Para comemorar a chegada aos 20 anos, o jornal lançou sua primeira matéria de realidade virtual 360º realizado pela equipe do jornal, durante o evento Evolução das mídias na era digital, que reuniu em sete painéis diferentes especialistas sobre o tema, entre os quais Howard Rheingold, ex-professor da Universidade de Stanford e uma das mentes mais criativas do Vale do Silício; Erick Bretas, diretor de Mídias Digitais da TV Globo; e o cientista-chefe da Cappra Data Science, Ricardo Cappra. Realizado no último dia 28, foi transmitido via streaming em tecnologia 360º e contou com os apoios de Samsung, Gafisa e Therezópolis.

A realidade virtual, é uma área de interesse da equipe de jornalismo do jornal, mas ainda está no começo. A primeira matéria, Como a Olimpíada transformou a cidade do Rio, foi produzida em parceria com a Uview360 (startup brasileira especializada em produção de conteúdo em VR) e foi exibida exclusivamente em um stand no evento de mídias digitais, com o apoio da Samsung, que vem investindo fortemente no segmento.

Chico Amaral, editor-executivo do jornal, afirma que a história do site se confunde com a própria história da internet. Ele nasceu com uma redação própria e hoje é produzido por uma equipe totalmente integrada, em que cada editoria é responsável pela produção e publicação de suas matérias em todas as plataformas, possível através de um sistema editorial que permite a publicação do jornal impresso do site, do celular e do aplicativo simultaneamente.

“Nossa redação sempre se esforça para sair na frente, pois acreditamos que isso é um fator importante para conquistar a audiência. E, uma vez conquistado o leitor, procuramos retê-lo, conduzindo-o por links que vão aprofundando o assunto com matérias complementares, análises, listas e outros elementos que lhe permitem apreender diferentes aspectos das notícias”, diz Alencar. Segundo ele, o time de colunistas é responsável por fidelizar boa parte dessa audiência com notícias exclusivas e comentários. Cerca de 10 vídeos de produção própria e uma diversidade de infográficos estatísticos e interativos são postados diariamente para enriquecer as visitas ao site.

Felipe Goron, diretor-executivo de mercado anunciante da Infoglobo, holding que controla O Globo, afirma que hoje o retorno comercial do jornal ainda vem 85% do impresso e 15% do digital. Segundo ele, nos últimos três anos, foi possível evoluir na receita digital e já existem projetos 100% digitais. A intenção é reforçar, cada vez mais, a característica multiplataforma do jornal.

Crescem, também, as receitas vindas de mídia programática e publicidade nativa. Segundo ele, o maior desafio do site em anos recentes foi consolidar a audiência local e a nacional, pois através da web passou a atingir um público além do Rio de Janeiro. “Outro grande desafio é habituar o nosso leitor de papel a também consumir nossos produtos web e mobile. O alcance, a frequência e a instantaneidade são diferenciais do digital”, diz Goron.