'O Grupo Thathi sempre acreditou no potencial do Festival Novabrasil'
Gerente de marketing da emissora, Luana Araújo fala sobre as expectativas para o festival de MPB deste ano, que terá recorde de patrocinadores
Depois de dois anos, o Festival Novabrasil volta à cena dos grandes eventos de uma forma bem diferente da última vez em que foi realizado. Em 2022, o festival acontecerá pela primeira vez em dois dias – sábado e domingo próximos, no Sambódromo do Anhembi – com uma estrutura maior do que em anos anteriores, lineup com os principais nomes da MPB e uma expectativa de reunir mais de 20 mil pessoas em torno da 'brasilidade', conceito em que a emissora vem apostando.
Sucesso de público e também de patrocinadores, a Novabrasil FM conseguiu também reunir algumas das principais marcas do mercado em torno dessa importante plataforma de evento, como TIM e Decolar, além do Pão de Açúcar, cuja parceria envolveu ainda a escolha da nova música do Pão.
"O Grupo Thathi sempre acreditou no potencial do projeto da marca Novabrasil e do festival. Isso fez com que o evento ganhasse uma proporção ainda maior este ano, com a primeira edição realizada em dois dias", afirmou Luana Araújo, gerente de marketing da Novabrasil FM.
O Festival Novabrasil volta após dois anos e, pelo que tenho acompanhado, está mais agressivo, no melhor dos sentidos da palavra. O que a emissora pretende com esse evento? Como ele está sendo olhado pela nova administração?
O Festival surgiu como uma comemoração aos 10 anos da Novabrasil, mas, ao longo de 10 edições, acabou ganhando proporção e peso de um produto próprio, maior e desassociado do aniversário. A intenção do evento é celebrar a música brasileira de maneira acessível, promovendo um encontro de gerações. Queremos manter a relevância do evento e da MPB dentro da agenda de shows em São Paulo e, principalmente, conseguir expandir essa experiência de troca entre público, cena musical e mercado publicitário para outras capitais brasileiras. O Grupo Thathi sempre acreditou no potencial do projeto da marca Novabrasil e do festival. Isso fez com que o evento ganhasse uma proporção ainda maior este ano, com a primeira edição realizada em dois dias e com o maior número de artistas da história do evento. Tanto público quanto patrocinadores terão acesso à maior – e ouso dizer que também a melhor – edição do Festival.
Ao todo, serão quantas apresentações?
Teremos 21 artistas nesta edição, com 12 no lineup principal e nove convidados para participações especiais. No sábado, teremos Gilsons no show de abertura com participação da Liniker; Jorge Aragão, representando o samba; Adriana Calcanhoto com participação de Rubel; Zeca Baleiro trazendo canções conjuntas com Juliana Linhares e Vinicius Cantuária; Baby do Brasil e Pepeu Gomes; Laboratório Fantasma com Emicida, Fióti, Rael e Drik Barbosa, com participação da banda Tuyo. No domingo, o Festival Novabrasil traz Elba Ramalho; Nando Reis com participação da banda dos filhos, Colomy; Frejat; Diogo Nogueira com participação de Criolo; Vanessa da Mata com participação de Marina Sena; e o show de abertura apresenta a banda Bala Desejo com participação de Duda Beat.
Quais são os patrocinadores do festival deste ano? Houve um aumento em relação ao último realizado?
Nós chegamos a imaginar que a pausa de mais de dois anos entre a última edição, realizada em 2019, e essa, poderia comprometer de alguma forma a questão comercial, uma vez que não houve como manter um relacionamento constante com os parceiros que vinham atuando no festival. Porém, na prática, a aceitação foi incrivelmente positiva e este ano conquistamos o apoio de dez novas marcas com muita sinergia como o projeto e com a Novabrasil, aumentando o número de patrocinadores. Estarão com a gente Pão de Açúcar (em uma parceria que envolveu inclusive a escolha da nova música do Pão, concluída em setembro), a construtora Patriani, Decolar, Laboratórios Femme, Ecad, TIM, Praya, Larios Gin e ativações das marcas Polenghi e Nescafé.
Como essas marcas estarão presentes no festival?
O Festival é um momento especial de celebração da MPB também por parte das marcas, com diferentes oportunidades que vão muito além da exposição tradicional. Para o Pão de Açúcar, por exemplo, além de uma série de ativações, será um dia para materializar o projeto “Nova Música do Pão” junto ao público, quando os compositores da canção vencedora serão convidados para assistir ao evento e curtir sua música cantada pela Flor Gil, neta de Gilberto Gil, nos telões do evento. TIM, Femme e Patriani estarão presentes na cenografia e também terão iniciativas de relacionamento com convidados. Com o Ecad, fizemos uma parceria para promover ações relacionadas à música, enquanto Praya e Larios Gin serão as principais marcas nos bares do Festival. A Polenghi fará ações de sampling, além de ter um espaço exclusivo no evento.