O Hino Nacional na propaganda brasileira

Divulgação

“Ouviram do Ipiranga…”

O Ministério da Educação (MEC) dividiu opiniões esta semana. A pasta enviou a escolas de todo o país uma carta com uma mensagem do ministro Ricardo Vélez Rodríguez para os estudantes, professores e demais funcionários. O documento pede que o Hino Nacional seja cantado por alunos e demais integrantes das escolas. Segundo o MEC, não é uma obrigação e as escolas que desejarem poderão fazer voluntariamente. A atividade, conforme o ministério, faz parte da política de incentivo à valorização dos símbolos nacionais.

De acordo com nota publicada pelo MEC e reproduzida pela Agência Brasil, a carta diz o seguinte: “Brasileiros! Vamos saudar o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!”.

Após a leitura, pede-se que todos fiquem perfilados diante da bandeira do Brasil, se houver na unidade de ensino, e que seja executado o Hino Nacional.

“Para os diretores que desejarem atender voluntariamente o pedido do ministro, a mensagem também solicita que um representante da escola filme (com aparelho celular) trechos curtos da leitura da carta e da execução do hino”, diz a pasta.

O assunto está entre os mais comentados no Twitter. Há quem concorde, há quem discorde. O certo é que a música de Francisco Manuel da Silva com letra do poeta Joaquim Osório Duque-Estrada é querida por muitos. Na propaganda, por exemplo, a obra já foi amplamente utilizada. PROPMARK relembra abaixo alguns casos marcantes. Confira:

Produzido por Aba Filmes, este filme da W/Brasil para a Folha de S. Paulo celebrava os 75 anos do jornal. O comercial conta a história dos principais presidentes da nação nos últimos 75 anos (o filme, vale lembrar, é de 1997). Um clássico feito com a trilha do Hino Nacional de fundo.

A campanha da Africa para a Vivo resolveu explicar trechos da letra do hino para os brasileiros. Tudo para promover a marca durante a Copa do Mundo de 2018. Confira:

Este clássico da Honda criado pela Wieden+Kennedy de Londres mostra o que a curiosidade é capaz de fazer. A marca toca um trecho do Hino Nacional aos 40 segundos. O motivo: homenagear Ayrton Senna.

Em 2006, Maradona acordou de um pesadelo enquanto cantava o Hino Nacional brasileiro. O motivo: estava tomando muito Guaraná Antarctica. Criação da Duda Propaganda.

Em 2009, Vanusa fez isso:

Alguns anos depois, a cantora estrelou a campanha abaixo para a Visa. Criação é da AlmapBBDO:

Em 2017, a Africa decidiu transformar Barretos na capital do Brasil. Para isso, propôs, até mesmo, um hino nacional oficial para a cidade. Um hino que, provavelmente, você também começará a cantar quando der o play: