O marketing de influência e a indústria dos memes

Os memes fazem parte do dia a dia do brasileiro. Marcas famosas como McDonald’s e Guaraná Antarctica criaram, recentemente, campanhas baseadas nas peças de humor. Seja em vídeo ou imagens, uma coisa certa: eles nascem de algum lugar. Durante o Social Media Week, três páginas famosas por impulsionarem estas publicações se juntaram num painel que discutiu o marketing de influência e a indústria dos memes.

Laneri, Santana e Gonçalves (Créditos: Leonardo Araujo)

O publicitário Bruno Gonçalves, da página Cenas Lamentáveis (CL), sentou ao lado de Juny Santana, gerente de projetos da Flocks, empresa responsável pela South America Memes (SAM) e Matheus Laneri, criador da O Brasil Que Deu Certo (BQDC).

As três têm características conhecidas pelo público: a CL é famosa por seu decreto que anuncia a chegada do fim de semana; a SAM é o nascedouro de muitos dos memes espalhados na internet e a OBQDC costuma viralizar com suas postagens sobre o “melhor do Brasil”.

Os três observam um amadurecimento do mercado em relação à relação das páginas com as marcas. “Há alguns anos era mais difícil. Já cheguei a ouvir ‘vocês não gastam nada para fazer o post né?’ Mas a gente na CL conseguiu fazer trabalhos com grandes marcas. A gente até opta por não fazer coisas que não serão relevantes”, diz o publicitário que já fechou parcerias com Red Bull, Shell, Kaiser, Telecine, Magazine Luiza, entre outras.

A página até transformou seu famoso decreto num produto comercial. Segundo Gonçalves, a página irá publicar em novembro um decreto especial feito em parceria com uma marca.

Santana comenta como a própria produção de memes da SAM se transformou num negócio. A página, que já fez parceria com Ipiranga e alguns nomes da música, aposta alto na produção de conteúdo e deseja que esse tipo de trabalho seja valorizado. “Tem muita marca trabalhando com essa linguagem. Os criativos pegam aquilo e usam e o criador daquele negócio não é valorizado”, alerta.

Para Laneri, trabalhar com memes é um “pouco complicado” porque as marcas ainda estão começando a entender. Segundo o profissional, o posicionamento do perfil está alinhado aos parceiros comerciais que a página escolhe. A OBQDC já tem até produtos próprios. “Transformamos opinião em comercial. Vendo boné escrito Make Mamata Great Again”, observa proferindo um comentário nada elogioso ao presidente Jair Bolsonaro.

A página já fez parcerias com marcas como Fiat, McDonald’s, Skol, Selvagem, Embalixo, entre outras.