O marketing de influenciadores no poker
Fatima sorri durante partida no EPT Barcelona
O PokerStars aposta alto em seus embaixadores de marca. A empresa opta por nomes fortes localmente e com alto carisma. É o caso da holandesa Fatima Moreira de Melo, de Rotterdam. Filha de um diplomata português, ela é uma das jogadoras de hóquei mais conhecidas da Holanda. Seu auge no esporte aconteceu quando jogou com a equipe vencedora da medalha de ouro nas Olimpíadas 2008, em Beijing. Antes, Fatima já havia conquistado uma medalha de bronze nos jogos de Sidney em 2000, e prata em Atenas, 2004.
“Brasil!”, diz carregando o sotaque brasileiro ao saber que seria entrevistada pelo PROPMARK, entre uma partida e outra do PokerStars European Poker Tour Barcelona. Apesar de familiarizada com o idioma, ela ainda prefere o inglês para as entrevistas. Explicada sobre o mercado brasileiro de marketing, Fatima ressalta como o poker conseguiu mudar sua imagem através da atividade. “Antes, se você visse o poker em filmes, seria num porão, com a máfia, com relógios de ouro, jogando o relógio na mesa se eles não tivessem dinheiro suficiente, lindas mulheres”, ironiza para completar que hoje em dia é muito diferente. Para ilustrar, Fatima lembra que seus pais, ao saberem que ela estava enveredando para o universo das cartas, pensaram o pior. “‘Fatima, onde você está se metendo?”, eles diziam. Então, a holandesa os trouxe para observarem o campeonato pessoalmente. “Este é um mundo completamente diferente do que nós já vimos nos filmes”, eles disseram.
[INSTAGRAM=https://www.instagram.com/p/Bw_mEQtBw-j/]
Dos rostos do time PokerStars, Fatima é uma das campeãs em número de seguidores no Instagram. Ela explica um pouco sobre o fato de ser uma influencer do mundo do poker: “hoje em dia todo mundo faz marketing de si mesmo. […] O que eu descobri é que quanto mais você faz marketing de si mesmo, você pode se tornar mais interessante, mas também pode perder se afastar de quem você é”, reflete. “O que eu vejo, principalmente no Instagram, é que muitas pessoas possuem estas relações curtas com as marcas e eu vejo marketing de um jeito diferente, vejo mais no longo prazo, na construção de marcas. Estou com o PokerStars há 10 anos agora e acho que todas as pessoas da Holanda quando ouvem algo sobre poker eles pensam em Fatima, elas me associam com a marca. Se eu faço apenas um post, por exemplo, para uma pasta de dente e coloco a hashtag #ad ou três posts e um stories, isso não é construir uma marca. Todo mundo que está rolando o feed pode esbarrar com seu #ad e dizer: ‘ok, pasta de dente, tanto faz…'”, comenta.
Além de PokerStars, Fatima é o rosto e embaixadora da marca de joias Zini, uma empresa internacional, mas localizada na Holanda. A parceria faz tanto sucesso que, segundo a profissional, muitos pensam que a empresa é dela e isso demonstra como a relação de longo prazo pode ser benéfica.
[INSTAGRAM=https://www.instagram.com/p/ByZvfAXCLer/]
Obviamente, há alguns cuidados que o próprio influenciador deve tomar. “Me importo muito com quais marcas que vou trabalhar. No Instagram eu recebo muitas ofertas e pedidos. ‘Você seria ótima para minha marca’, eles dizem, mas eu não faço três posts. Só faço coisas grandes. […] Você não verá 12 marcas no meu Instagram em apenas um mês”, comenta.
Seu trabalho com a mídia não se resume ao universo digital. “Hoje eu trabalho para um programa chamado RTL Boulevard, um show de entretenimento na Holanda e estou na TV todos os dias de 18h30 a 19h30, então é no horário nobre e está no maior canal comercial que é o RTL. É bastante pressão”, conta. “No poker é muito diferente. Também há muita pressão, mas é sobre colocar seu cérebro além do stress do momento e entrar no lado mais cognitivo”, finaliza.
https://www.youtube.com/embed/fTVb3wwFBEQ