‘O mercado brasileiro é fundamental para a criatividade’, diz Santiago Keller Sarmiento

Presidente e fundador do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica reflete sobre as transformações da publicidade e a força da criatividade ibero-americana

Presidente e fundador do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica, Santiago Keller Sarmiento celebra 28 anos à frente de um dos eventos mais importantes da indústria criativa mundial. Reconhecido por valorizar a identidade latina e projetar o talento da região no cenário global, o festival será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina.

Em entrevista ao propmark, Keller reflete sobre as transformações da publicidade, a força da criatividade ibero-americana e o papel do El Ojo como ponte entre inovação, cultura e emoção e os novos desafios para o futuro da indústria.

Diferencial

O El Ojo tem uma característica única: é um festival latino-americano, feito por latino-americanos e pensado para promover a cultura, a indústria e o talento latino-americanos. É o lugar onde a criatividade latino-americana se destaca com toda a sua força e essência.

O que diferencia o El Ojo de outros festivais internacionais é a sua perspectiva genuinamente ibero-americana, que não apenas celebra a criatividade, mas também reflete nossas raízes culturais, histórias e a realidade social, econômica e cultural que enfrentamos em cada um de nossos países e na região como um todo. Enquanto outros festivais tendem a ter um foco mais anglo-saxão ou predominantemente anglo-saxão, seja em sua organização, júris ou palestrantes, mesmo que se definam como globais, o El Ojo de Iberoamérica é, sem dúvida, o primeiro festival internacional com perspectiva e abordagem latino-americana à criatividade, comunicação e entretenimento.

Espírito latino

Em cada uma de suas edições, há mais de 28 anos, o El Ojo reúne o talento e o espírito latino, projetando-os e integrando-os ao mundo. As chaves do seu sucesso residem nos pilares que deram origem ao festival: formação, inspiração, networking, reconhecimento dos melhores trabalhos e dos profissionais e empresas que os criam e, em última análise, incentiva a indústria em cada um dos nossos países – e na região como um todo – a crescer ano após ano e se consolidar como referência global em criatividade. A cada edição, o El Ojo expande os limites do talento, da criatividade e da comunicação latinos, fazendo-os crescer e potencializando-os.

O El Ojo olha além e se consolida como o lugar ideal para encontrar, fortalecer e aprimorar laços, trocar experiências e projetar talentos latinos além das fronteiras regionais. E por sua qualidade, seriedade e relevância, o El Ojo foi escolhido pelo Ranking Internacional Warc Creative 100 para integrar seu ranking das campanhas e empresas mais premiadas do mundo por sua criatividade.  

O El Ojo se destaca por promover a diversidade, a paixão e a autenticidade que nos caracterizam como latino-americanos. Isso se traduz em campanhas e peças carregadas de emoção, senso de comunidade e uma linguagem que se conecta profundamente com nossos públicos. Além disso, é um espaço que promove a indústria local em cada um dos nossos países, fomentando talentos regionais e abrindo portas para que a publicidade ibero-americana se posicione com a própria voz no cenário global.

Renovação

Desde 1998, o El Ojo de Iberoamérica acompanha a evolução da indústria criativa, absorvendo e refletindo as grandes mudanças no setor em nossos países e no mundo, para permanecer como um farol e uma referência. E nos renovamos constantemente, entendendo que a criatividade é dinâmica, assim como as ferramentas e os formatos que a potencializam.

O El Ojo foi, por exemplo, o festival pioneiro a permitir inscrições digitais e o primeiro a implementar um sistema de votação online. No El Ojo, temos mais de 300 jurados, representantes de cada um dos países da nossa região. Ou seja, um júri amplo, diverso e democrático. Também fomos pioneiros em reconhecer novas disciplinas. O El Ojo foi o primeiro festival do mundo a criar uma categoria de branded content, e seguimos ampliando o escopo de reconhecimento com o surgimento de novas plataformas, formatos e linguagens.

Com a chegada da inteligência artificial, abraçamos essa inovação e abrimos espaços para premiar ideias que integram IA de forma ética e criativa, entendendo que ela não substitui a criatividade humana, mas a potencializa. O El Ojo não é apenas um prêmio, mas um ponto de encontro no qual a região se reinventa e se projeta para o amanhã, mantendo viva a paixão pela criatividade e seu impacto.

Leia a íntegra da reportagem na edição impressa de 3 de novembro.

Imagem do topo: Alê Oliveira