O papel das marcas na luta contra o capacitismo, segundo a Kantar

Brand Inclusion Indes (BII) apontou que a Natura, Nike e Adidas são as marcas mais lembradas por suas ações voltadas à diversidade e inclusão

O Brasil possui mais de 18 milhões de pessoas com deficiência, representando cerca de 8,9% da população total do país, segundo os últimos dados do IBGE.

Sobre essa temática, a Kantar divulgou os resultados da pesquisa Brand Inclusion Indes (BII), que apontou que 66% dos brasileiros com deficiência sofreram algum ato discriminatório no último ano.

De acordo com as informações apresentadas, os episódios de intolerância acontecem em lugares variados como no trabalho (32%), nas compras (26%) e nas redes sociais (23%).

Além disso, 88% dos respondentes da pesquisa afirmaram que consideram importante que as empresas que eles consomem promovam a diversidade e a inclusão em seus negócios ou na sociedade como um todo.

"Nossa análise mostra que as marcas mais inclusivas têm três coisas em comum: uma estratégia de DEI bem pensada e comprometida em longo prazo, uma execução criativa impecável e coragem. Trata-se de coragem de criar essas ações e se manter firme no propósito de dar voz a esses grupos sub-representados", afirmou Rafael Farias Teixeira, executivo de marketing da Kantar Insights Brasil e um dos responsáveis pela análise do estudo.

O estudo também pediu para que os entrevistados indicassem quais marcas são lembradas por suas ações voltadas a Diversidade e Inclusão e, de acordo com as respostas, Natura, Nike e Adidas, lideram as opiniões.

"Nike e Adidas mostram variedade de corpos, são inclusivas em seus anúncios, mas também defendem diferentes grupos como ativos e transformadores, repercutindo muito com pessoas com deficiência, que muitas vezes se veem invisibilizadas. Elas também colocam seu discurso em prática, criando produtos específicos para as necessidades de PCDs, investindo em eventos e lojas acessíveis e oferecendo vagas afirmativas", completou Teixeira.