O que as marcas não devem fazer no TikTok, segundo a IA
Estudo da Vidmob identificou os elementos criativos que prejudicam as taxas de conversão dos anúncios na plataforma
O TikTok conta com mais de 82 milhões de usuários ativos no Brasil, o que faz com que a plataforma seja um prato cheio para as marcas divulgarem seus produtos e/ou serviços, mas com um algoritmo específico, nem sempre os anúncios dão os resultados esperados para as empresas.
Pensando nisso, a Vidmob realizou um estudo, alimentado pela sua ferramenta de análise de dados, que identificou quais são os elementos criativos que prejudicam a taxa de conversão dos anúncios.
O relatório avaliou mais de 1 milhão de anúncios e 995 bilhões de impressões e chegou em três dicas para as marcas que querem apostar na rede social para promover suas campanhas.
A primeira delas aponta que as empresas devem focar no produto ou serviço que estão divulgando através do conteúdo. A análise identificou uma queda média de 66,5% na conversão de anúncios que utilizam imagens gerais e panorâmicas em vez de focar no assunto principal da divulgação.
Outro ponto levantado pela ferramenta é que o TikTok é um meio de comunicação visual e, por isso, existe uma diminuição de 12% na taxa de conversão quando há texto no vídeo. Segundo o relatório, mostrar o valor de um produto ou serviço usando pessoas nos vídeos provoca uma reação emocional que leva os espectadores a acreditar que querem ou precisam daquilo que está sendo mostrado/apresentado, aumentando a probabilidade de conversão.
Por fim, a pesquisa também apontou uma diminuição de 61% na taxa de conversão quando há desvio de foco nas peças publicitárias e, para a Vidmob, o mais indicado é que as empresas orientem o personagem do roteiro a mostrarem ao exatamente qual é a ação a ser tomada e isso pode ser feito por meio de indicação direta, como falar, olhar ou apontar para o call-to-action.
“Cada vez mais as marcas precisam se apoiar nas soluções de IA para gerar esse tipo de insight criativo significativo. Os dados criativos são o melhor caminho. Só assim, elas vão conseguir maximizar o ROI das suas campanhas, seja no TikTok ou em qualquer outra rede”, afirmou Camilo Barros, VP Latam client partnerships da Vidmob.