O que está no radar das agências para o planejamento de 2024
Pedro Yves -
O último trimestre é o período no qual as agências de publicidade traçam metas e definem estratégias de atuação para a próximo ano
O ano vai se aproximando do fim e é chegada a época de as empresas planejarem 2024. Diversas variáveis são levadas em conta para se definir a continuidade e/ou mudanças para o próximo ano. A conjuntura econômica e a consequente previsão de como se comportará o mercado são, sem dúvida, prioritárias. Mas novidades sempre aparecem e trazem junto desafios de gestão. Neste campo, destaque para o uso de novas tecnologias, como o emprego de ferramentas de IA e a implementação de políticas ESG, com as pautas de diversidade, inclusão e meio ambiente tornando-se a cada dia mais estratégicas no mundo corporativo.
Outro fator que pesa na definição de metas é a política, tanto em nível local como global. O Brasil, nesse quesito, vive atualmente um clima de aparente calmaria, mas, em se tratando de previsões, uma bola de cristal seria bem-vinda, pois os humores de Brasília podem mudar de um dia para outro. No cenário internacional, nuvens carregadas anunciam um ano vindouro tempestuoso: a guerra na Ucrânia não dá sinais de desfecho a curto ou médio prazo. E os ataques terroristas do último dia 6, em Israel, explodiram mais uma vez aquela região sempre instável. No mundo globalizado atual, onde as cadeias produtivas, comerciais e financeiras estão intimamente ligadas, esses conflitos têm o poder de desestabilizar qualquer planejamento, mesmo em locais distantes, como o Brasil.
O mercado publicitário não foge à regra quando chega a hora de planejar os passos do ano seguinte. As agências já colocaram suas equipes num verdadeiro brainstorming para definir metas e estratégias para 2024.
O propmark ouviu executivos de algumas das principais agências brasileiras sobre os planos futuros. Eles responderam às seguintes questões: Como a agência organiza as discussões sobre o planejamento de ações e verba para o próximo ano? Geralmente, quanto tempo é necessário para concluir esse plano? Como é essa dinâmica? Quais lideranças são envolvidas no planejamento? O que é levado em consideração? Qual é o peso da conjuntura econômica nas decisões? Como o contexto de mercado das agências, o momento dos clientes e questões sociais influenciam no plano? Quais critérios delimitam a estratégia de gestão de pessoas, considerando a verba destinada para contratações? Quais ferramentas e tecnologias devem ser adquiridas para elevar a qualidade e fluidez operacional da agência? Recursos de inteligência artificial devem puxar os investimentos em 2024? Podem antecipar uma estimativa de atração de novos talentos em 2024, visto que o capital humano é um dos principais investimentos das agências? Quais os demais pilares de investimento?