O que o mercado publicitário ganha com a entrega digital?

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Celso Vergeiro é CEO da AdStream

O tempo das fitas beta e xdcam está acabando. E já vimos esse filme antes acompanhando o fim das VHS, a chegada e despedida dos DVDs e hoje abrindo espaços para Now e Netflix, tudo em alta definição e custos mais baixos. Isso não é futuro, é presente. Prova disso é que há um mês a Rede Globo passou a receber em todas as suas 124 afiliadas suas entregas publicitárias 100% digitalizadas, dando início para uma nova forma de operação, muito mais rápida, econômica e segura para as marcas.

 De acordo com a Apro – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, estima-se que atualmente, cerca de 50% de todo o material publicitário já seja entregue por meio de plataformas digitais e que essa totalização seja concluída em meados de 2017. Eu, sinceramente, acredito que virá até antes disso, não só por atuar no crescimento absurdo das entregas nos últimos meses, mas também por acompanhar toda a movimentação das emissoras para oferecer melhores preços às agências, clientes e telespectadores com uma geração mais moderna e tecnológica.

 Parando para pensar, já não faz mais sentido em pleno ano de 2016 nos depararmos com motoboys formando filas nas portarias de emissoras esperando o momento de protocolar fitas a minutos do fechamento. Focando na TV Globo, emissora que radicalmente resolveu romper com o analógico, a conta é simples: se antes uma entrega em São Paulo custava R$ 900 para ser enviado às demais praças, agora esse valor cai para os atuais R$ 375.

 Temos agora uma oportunidade gigantesca nas mãos para fazer tudo isso acontecer. Em alguns meses, teremos eleições municipais em todo o país e sabemos o enorme poder que a propaganda eleitoral possui, tanto para os candidatos e também para as emissoras. Com as entregas via streaming, tudo passa a ser realizado com enorme controle de qualidade e segurança, tudo devidamente gerenciado por meio de criptografia, aplicação automática de closed-caption, audiodescrição e libras, contemplando a nova lei de acessibilidade que já vigora desde 4 de janeiro.

 Chega, né? É hora de deixar no passado a era da publicidade arcaica, adotar posturas radicais, encontrar novos métodos, parceiros, ferramentas e dar oportunidade para a inovação. O que o mercado publicitário ganha com a entrega digital? Agilidade, praticidade, economia e, claro, mais um passo para a interatividade.

Celso Vergeiro é CEO da AdStream, maior plataforma de armazenamento e distribuição de conteúdo publicitário do mundo