O que pensam os jurados brasileiros do Festival of Media Latam 2018

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Vanessa Brandão, da Heineken, elogia as campanhas

O Brasil já é um dos principais competidores do Festival of Media Latam (FOMLA). A edição 2018 da premiação que julga as campanhas de mídia da América Latina será realizada entre os dias 28 e 30 de outubro no Hotel Turnberry Isle, em Miami, e contará com dois brasileiros no júri presencial, que analisa e define os vencedores. Na fase online, em que o júri define o shortlist, foram nove.

O país tem oito peças no shortlist, sendo que duas delas concorrem em duas categorias. Em 2017, o país conquistou seis prêmios no festival, que premiou ao todo 56 trabalhos. Este ano, a expectativa da organização é aumentar a presença brasileira, tanto que está oferecendo desconto especial aos profissionais brasileiros na compra do passe de delegado.

Várias agências vêm dedicando mais atenção ao Festival of Media. “Essa é a primeira vez que participei como jurado, mas a Grey vem destinando atenção ao prêmio não é de hoje. Nossa presidente, Marcia Esteves, foi jurada ano passado e voltou bastante impressionada com o festival”, conta Adriano Matos, VP de criação da Grey, que participou do júri de shortlist.

Para Matos, as pessoas tendem a classificar o evento como um festival de mídia, mas em sua opinião ele vai além. “Na verdade, é um festival de criatividade, de experiências, de ideias incríveis que se utilizaram da mídia para alcançar resultados e de forma criativa. Porque o que queremos mesmo é aproximar as pessoas das marcas, e só um conteúdo bacana não chega na mão do consumidor sem uma mídia inteligente, criativa e inovadora”.

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Adriano Matos, da Grey, diz que agência dedica atenção ao festival

Patricia Weiss, chairwoman da Branded Content Marketing Association, e Pedro Porto, diretor de brand strategy do Twitter para a América Latina, serão os representantes brasileiros no júri presencial, em Miami. Na opinião de Patricia, há chances de prêmios para o país. Ela faz a sua aposta. “Do Brasil, acredito que o Look at them, da VML para a marca Intimus, tem grandes chances de ir além de shortlist, e em mais de uma categoria. Um conteúdo de marca que celebra as mulheres no esporte e foi feito em parceria com a ESPNw”, diz ela.

A executiva também fala a respeito do crescimento da área de branded content no festival. “Temos bons projetos já finalistas, com bastante diversidade de formatos em um ano de lançamento da categoria Best Branded Content, que sinaliza o reconhecimento da importância de branded content no FOMLA também”.

Vanessa Brandão, diretora da marca Heineken, participou do júri online e conta sobre suas impressões. “Fiquei muito impressionada com a qualidade das soluções apresentadas para os problemas das marcas, o que me fez reafirmar a capacidade criativa do público latino. Somos uma região de uma riqueza cultural enorme e grande potencial de crescimento, as marcas que melhor souberem se destacar em seus mercados serão aquelas que mais se beneficiarão disso”, diz Vanessa.

Sua aposta brasileira é “da casa”. “É um case da nossa marca Amstel, que de forma criativa trabalhou o consumo responsável durante o Carnaval, período em que o consumidor costuma exagerar um pouco na quantidade de cerveja. A marca usou abrigos de ônibus para instalar chopeiras que distribuíam água gratuitamente para as pessoas”.

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Patricia Weiss participa do júri presencial

As campanhas brasileiras finalistas são: Look at them, da VML para Intimus, que concorre em duas categorias; Ciranda 2017, da mcgarrybowen para Natura (em duas categorias); Formula Songs, da J. Walter Thompson para Sprite; De carona com elas, da Vix para Petrobras; Believe in your hug, da VML para Huggies; Coca-Cola Fanfeat, da JWT para Coca-Cola; Kit Kat Delayed Flight Machine, da JWT para Kit Kat; Carnival is better with Amstel, da JWT para Amstel.

Estão confirmados para o evento painéis e palestrantes de marcas como Heineken, Pepsico, P&G, MasterCard e FedEx, com temas como inclusão, streaming, dados, OOH, inteligência artificial e programática.