O que tornou uma agência a melhor empresa para se trabalhar em SP?

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Escritório da Netza: estrutura propicia para maior integração

Pressão por produtividade e performance, concorrências cada vez mais tensas, prazos apertados e até o assédio moral promovido por cargos de alto escalão são reclamações recorrentes de quem trabalha em agências de propaganda. Isso está longe de ser uma exclusividade do setor, de ser uma regra, e de atingir a maioria, mas o fato é que tais queixas ficaram ainda mais evidentes nos últimos tempos, principalmente após a exposição do arquivo anônimo “Como é Trabalhar Aí”.

Nele, funcionários de diversas empresas de comunicação registravam as coisas que vivenciavam em seu dia a dia, muitas delas negativas. Por outro lado, no final de junho de 2018, a consultoria Great Place to Work divulgou a pesquisa de Melhor Empresa para Trabalhar em São Paulo. E sabe quem ganhou na categoria Médias e Pequenas? Uma agência de propaganda, a Netza, concorrendo com 156 companhias de diversos segmentos de mercado em todo o estado. E ela também é a atual vencedora do ranking nacional de Melhores Agências de Comunicação para Trabalhar do Great Place to Work

Na entrevista abaixo, Fabiana Schaeffer, sócia-diretora da agência que tem 70 funcionários, explica o que a Netza tem feito de diferente para engajar seu público interno, o coração e o cérebro de qualquer empresa.  

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Fernando Ribeiro dos Santos e Fabiana Schaeffer, sócios da agência

Quais são os principais motivos dos prêmios que a agência tem recebido nos últimos tempos?

Somos uma agência feita de pessoas apaixonadas e alinhadas com os valores e o DNA da Netza, e este é o segredo da nossa estratégia de sucesso. Contamos com uma equipe heterogênea e apostamos na mistura de inteligências criativas e na diversidade de talentos. Há 18 anos no mercado, a gente se renova todos os dias e nossas práticas de gestão e formato de trabalho são atualizados constantemente, inspirados em benchmarks internacionais e em modelos de startups. Trabalhamos juntos por um propósito engajador.

Nos últimos tempos os profissionais de propaganda têm reclamado bastante do ritmo de trabalho das agências, dos ambientes tóxicos… Basta relembrar a famosa planilha “Como é trabalhar aí”. O que a Netza faz de diferente?

Fazemos tudo diferente a começar pelos donos da agência, que sentam lado a lado aos seus colaboradores, sem barreiras e em uma estrutura que propicia maior integração. Deixamos de lado, com isso, coisas muito características das agências: hierarquias e egos. Somos mais focados nos resultados, com menos fofocas e ruídos e mais democracia e compartilhamento de sucessos.

Quais são os aspectos ou as características que melhor definem a cultura e a filosofia da empresa?

Todos os dias queremos renovar nosso slogan de #agênciadonovo e, por isso, nos atualizamos constantemente para entregar performances com inovação para nossos clientes. E entendemos que criatividade e estratégia andam juntas. Diversidade, empoderamento e sustentabilidade também são valores da agência.

Como a Netza costuma tratar de maneira geral os seus colaboradores?

Acreditamos que as pessoas são o ponto central do nosso sucesso e, assim, a preocupação e valorização do nosso público interno são primordiais. A qualidade de vida dos nossos colaboradores é realmente importante para a agência: não ter horário, emendar dias trabalhando, estar disponível 24×7 não é padrão aqui. Trabalhamos também dia a dia o entrosamento dos times, valorizando os diferentes perfis e o desafio de trabalhar em rede e integrar as áreas da agência. Esta aproximação entre a liderança e os profissionais faz toda a diferença.

Como pode ser resumido o ambiente e o clima da agência?

Com a velocidade das mudanças, surgiu a necessidade de nos adaptarmos para potencializar o ambiente criativo e melhorar o diálogo entre gestores e equipes. Hoje, temos uma estrutura de gestão horizontal com layout open office, onde não existem lugares fixos e os profissionais da agência encontram espaços para trabalhar não mais por funções, mas para pensar cada projeto além do briefing, em um ambiente informal, colaborativo e com um novo conceito de mobilidade, com equipes multifuncionais e auto gerenciáveis.

O turn over da agência é alto?

O turn over aqui é baixo. Atualmente, a Netza conta com 70 colaboradores e vários deles possuem carreiras sólidas na agência, o que é um exemplo para esse nosso mercado, famoso por ter grande rotatividade de profissionais. Um estímulo importante é na formação técnica dos colaboradores. Entendemos que o refresh é importante e oferecemos ferramentas e meios para evoluírem em suas funções ou conseguir outras oportunidades dentro da agência.

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