NFL São Paulo Game: o touchdown das marcas no primeiro jogo da liga no Brasil

Partida entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers contará com ações de Visa, XP, Perdigão e Budweiser

A cidade de São Paulo será, pela primeira vez, palco da National Footbal League (NFL) com a partida entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, que acontecerá na Neo Química Arena, nesta sexta-feira (6).

A estreia da liga na América do Sul acontece dentro da série internacional, criada em 2007, que leva jogos da jogos da temporada regular para serem disputados fora dos Estados Unidos e tem como objetivo internacionalizar o campeonato.

A entrada do Brasil no circuito não foi por acaso. Segundo uma pesquisa do Ibope Repucom, divulgada em fevereiro deste ano, 37 milhões de brasileiros se declararam fã do esporte, o que faz com que o Brasil ocupe o terceiro lugar na lista de países com mais público da liga, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do México.

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"O Brasil é um mercado de suma importância para a NFL. As ações e as falas dos executivos internacionais demonstram isso com clareza. E o trabalho deles com a NFL também. Foram longos anos de trabalho planejado, estratégico, pensando em aumentar a base de fãs, potencializar a marca por aqui. Até culminar no jogo, que é um grande marco”, afirmou Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sports, agência oficial da NFL no Brasil.

O momento histórico, tanto para a liga quanto para o Brasil, vem sendo amplamente divulgado, principalmente pelas marcas que estarão presentes tanto na partida quanto no NFL Experience, evento criado em parceria com a SPTuris e o gabinete do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que acontecerá no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, entre os dias 6 e 8 de setembro, com entrada franca e atrações para que os fãs de futebol americano.

ATIVAÇÕES‌‌
Parceira da NFL desde 1995 e promovendo ativações da liga no Brasil a pelo menos oito anos, a Visa é a empresa exclusiva de tecnologia em meios de pagamento oficial do jogo e contará com uma série de ativações, incluindo dentro do estádio.

A empresa estará presente, principalmente, nos momentos de comprar e terá o “Present by Visa” na parte de produtos, como na loja oficial da partida.

“Nós já participarmos de ativações em outros países ao longo do Internacional Series e quando ficamos sabendo que o jogo viria para o Brasil tínhamos certeza de que iriamos participar. É um momento histórico para o país e para o esporte e uma extensão do nosso patrocínio global”, ressaltou Rodrigo Bochicchio, diretor executivo de Marketing da Visa do Brasil.

Rodrigo Bochicchio é diretor executivo de Marketing da Visa do Brasil (Divulgação)

Além das ativações, a marca também conta com uma ação promocional proprietária que visa aproximar o evento dos seus clientes, criar conexão com a temporada e mapear os fanáticos do esporte.

Por estar ao lado da NFL há quase 30 anos, a Visa acompanhou o crescimento da base de fãs no Brasil e presenciou esse movimento. Em 2016, Rodrigo liderou a primeira ativação da liga em solo brasileiro, que era composta pela vinda da taça Vicent Lombardi, entregue ao time vencedor do Super Bowl.

Agora, com a partida de São Paulo, o executivo acredita que este é um momento emblemático para a empresa. “É uma parceria de longa data e acreditamos que vamos construir uma história igual no Brasil”.

Assim como a Visa, a Budweiser também está estendendo o seu patrocínio global da liga para o país e estará presente no estádio, com o Camarote Budweiser, e no NFL Experience, além de ser uma das parcerias das torcidas oficiais dos times que jogarão em Itaquera.

Para o momento, a marca está apostando na mensagem “Se você ama o futebol, vai amar o football”, que tem como objetivo mostrar aos brasileiros as semelhanças entre os esportes e aproximar os brasileiros da liga através de diversas ações que já estão acontecendo nas redes sociais.

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Para permear ainda mais o conceito, a Budweiser também trouxe o Adam Vinatieri, considerado o maior kicker da NFL e vencedor de quatro Super Bowls, ao Brasil para a gravação de uma campanha, assinada pela Jogo e produzida pela Octagon Latam, que também contou com a participação do ex-jogador de futebol, Denilson e o ex-jogador de futsal, Falcão.

“O que nós estamos buscando, como uma marca global que existe no Brasil e que está trazendo esse esporte de fora, é pensar em como estourar essa bolha para os restantes dos brasileiros que ainda não acompanham a NFL. Queremos mostrar que se você ama futebol, não tem por que não gostar do futebol americano”, explicou Mariana Santos, diretora de marketing da Budweiser.

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A marca também se contará com o Omelete e com o Podpah para fazer com que a mensagem chegue em mais pessoas. Além da Budweiser, a Ambev também contará com a presença da Beats, que é a marca que irá apresentar o show do intervalo, protagonizado pela Anitta.

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Já a Perdigão se tornou parceira da NFL Brasil em dezembro de 2023, já tendo marcado presença em alguns eventos da liga no país como o NFL in Brasa, que aconteceu em fevereiro deste ano, com diversas experiências e ativações para torcedores, além da transmissão do Super Bowl LVIII, vencido pelo Kansas City Chiefs.

Perdigão marcou presença no NFL in Brasa, que aconteceu no primeiro trimestre de 2024 (Divulgação)

Como parte da sua comemoração de 90 anos, a marca anunciou a expansão dessa parceria, que seguirá até 2026, e o patrocínio do jogo. “Na BRF, nós já temos uma estratégia que olha para esportes. Vimos a oportunidade de Perdigão entrar nessa conversa e se associar a esse asset tão forte e que tem crescido com a linha de produtos ‘Na Brasa’”, afirmou Marina Secaf, gerente de marketing da Perdigão.

A marca optou por explorar o churrasco no conceito tailgate, tradicional nos estádios norte-americanos, e a união das pessoas, uma vez que os jogos de NFL costumam ser mais longos, fazendo com que as pessoas tenham esse momento de convivência.

Em relação às ações, a Perdigão irá explorar diversos canais como contato de marca, focando principalmente nas mídias sociais e no OOH. No jogo, a marca contará com 21 pontos de alimentação, com um cardápio de sanduíches construído pelos chefs da empresa e organizadores da NFL. Já do lado de fora, onde será realizado o tailgate, a Perdigão colocará seus itens de churrasco.

Marina Secaf é a gerente de marketing da Perdigão (Divulgação)

Além disso, a marca também contará com 45 ambulantes e algumas inserções ao longo da partida. No pré-jogo, um vídeo de 15 segundos será exibido quatro vezes e, durante o jogo, a marca será exposta nos dois telões superiores, nos painéis de saída do campo e em outros dois telões com uma ação interativa, no estilo “Câmera do Beijo”, voltada para o público.

“Todo mundo está muito animado e empolgado. Esse é um pilar que nós já definimos, é uma estratégia de longo prazo, não estamos sendo oportunistas. É uma construção e esse é o primeiro passo de uma parceria que já está no mercado e que, não só celebra o futebol americano, como nos posiciona nesse território do churrasco e do esporte”, celebrou a executiva.

Como parceira oficial da partida, a XP foi a empresa responsável pela pré-venda dos ingressos, que esgotaram em menos de 24 horas.

“A XP já previa uma alta demanda pelos ingressos, mas o volume de procura superou até as expectativas mais otimistas. Esse resultado reforça a conexão emocional e o entusiasmo dos fãs brasileiros pelo futebol americano, chancelando a o valor da parceria. O sucesso das vendas também demonstra a potência do mercado brasileiro para eventos esportivos de grande porte e a força da NFL como marca global”, explicou Lisandro Lopez, CMO da XP.

De acordo com o executivo, a parceria estratégica com a liga surgiu, justamente, desse reconhecimento sobre o crescimento do esporte no país, além de fazer do alinhamento estratégico da marca, de se conectar com o público apaixonado pelo esporte e reforçar a sua presença no cenário esportivo global.

Lisandro Lopez é CMO da XP (Divulgação)

Além da pré-venda, a XP também se muniu de diversas ações para manter a conversa viva nas redes sociais, incluindo a promoção “Loucos por NFL”, que sorteou cinco pares de ingressos para os fãs que usaram a criatividade para mostrar o que seriam capazes de fazer para conseguir assistir ao jogo, e outras ativações envolvendo plataformas, parcerias com influenciadores e anúncios em mídia.

A marca também estará presente com ativações dentro do estádio, que terão como foco melhorar a experiência do torcedor a partir de ações interativas e áreas exclusivas para convidados. “A ideia é, por meio de experiências únicas, estabelecer uma profunda associação da marca a este momento histórico de forma positiva e duradoura”, afirmou Lopez.

Em seu camarote no estádio, assinado pela Octagon Latam, os fãs do esporte encontrarão algumas ativações, como espaço para fotos e uma máquina de garra com brindes. Além disso, os clientes do banco também poderão personalizar o seu cartão com uma arte exclusiva.

"Os esportes americanos trabalham muito bem o conceito de sportainment e fazem de uma partida um verdadeiro espetáculo. Por aqui, as marcas estão percebendo esse movimento e não querem ficar de fora. É importante fechar o patrocínio, mas também usar o dinheiro e a estratégia para uma execução de qualidade, entregando o que o fã espera e quer consumir", explicou Marcelo Mandia, sócio da ODDZ Network e CEO da Octagon Latam.

Fora desta área, a marca também irá protagonizar o Quarterback Challenge" e irá distribuir faixas pelo estádio. O desafio estará localizado no Tailgate, ao lado da Arena.

Em relação a campanhas, o banco apresentou a peça "NFL – Primeira vez é com a XP", criada pela Magenta, que valoriza o ineditismo do primeiro jogo da NFL no Brasil e aposta no “1º” como mote central da campanha.

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Além do filme para TV fechada, a campanha desenvolvida pela Magenta conta ainda com peças para o digital, ações em social media e OOH.

Já a Diageo, que é patrocinadora oficial da NFL no Brasil, também marcará presença no jogo com uma série de ativações com a vodka Smirnoff, a tequila Don Julio e o whisky Johnnie Walker.

"O portfólio da Diageo é parceiro de longa data da NFL, com ativações que vão desde o kickoff até o Super Bowl. Diante dessa trajetória, não poderíamos deixar de estar como patrocinadores desse momento histórico no Brasil e brindar junto aos torcedores brasileiros", afirmou Guilherme Martins, Vice-Presidente de Marketing da Diageo no Brasil.

No dia do jogo, a Diageo contará com o seu portfólio de destilados aos bares dos principais camarotes do estádio.

Focadas em criar experiências para os fãs, Diageo estará presente na NFL Experience, com um container de Smirnoff — que já é marca parceira da NFL nos EUA — onde serão servidos drinks de seu portfólio, como Smirnoff Mule, Smirnoff Caipiroska de Limão com Caju e Smirnoff Ice.

O espaço contará ainda com um rooftop, acessível para convidados especiais da marca, proporcionando uma vista privilegiada do evento.

Diageo já promoveu ativações em outros momentos da NFL, nos EUA (Divulgação)

"Estamos ansiosos para um jogo emocionante e para que todos os fãs do esporte desfrutem de uma experiência única, inesquecível e celebrada com nossos coquetéis. Nos preparamos inclusive para promover ações de celebração após o fim da partida, como o after party assinado com nossos rótulos em parceria com a XP. Desejamos entregar um dia memorável para todos os antigos fãs da Liga", completou Martins.

A Wayz Travel Co., divisão de negócios da ODDZ Network, foi contratada pela NFL para cuidar do programa White Gloves e vai fornecer um serviço de concierge de primeira classe para os proprietários dos clubes da NFL, CEOs, parceiros e convidados VIP, antes e durante o jogo.

Isso marca um momento superimportante para nós. É a primeira vez que um evento oficial da NFL acontece no país e, oferecer uma experiência única e receber convidados tão ilustres como estes, na maior cidade da América Latina, só demonstra a paixão e o consumo esportivo que o brasileiro nutre. Tenho certeza de que as portas estarão cada vez mais abertas para receber eventos dessa magnitude", afirmou Anna Kojo, CEO da Wayz.

A expectativa para a partida é tamanha, que até marcas que, oficialmente, não tem relação de patrocínio com o jogo começaram a entrar a conversa, como é o caso da Mônica Toy, que apresentou um episódio especial homenageando a partida.

Na animação, Mônica, Magali, Milena e Cascão se divertem praticando futebol americano até que Cebolinha, em mais um de seus planos infalíveis e trajando um uniforme da modalidade, rouba a bola. A ação é uma parceira entre NFL e Mauricio de Sousa Produções, assinada pela Effect Sport.

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TRANSMISSÕES
Com os ingressos esgotados, os fãs que não conseguirão estar na Neo Química Arena poderão optar por assistir ao jogo na TV aberta, fechada ou no Youtube.

A RedeTV!, parceira da NFL desde 2022, será a responsável pela transmissão aberta e, segundo Amilcare Dallevo Neto, Head of Sales and Value Creation da emissora, está preparando uma cobertura robusta para o que chamou de “evento esportivo mais importante do ano no país”.

“No total, serão 150 profissionais dedicados exclusivamente para a transmissão. Queremos proporcionar aos telespectadores uma experiência única e imersiva”, explicou Neto. A emissora ainda contará com o Itaú, Budweiser, Perdigão, AWS, Deutsche Telekom, T-Systems, Aiwa, Upd8 e JHSF como parceiros comerciais, tanto para a partida quanto para o restante da temporada.

Para a temporada 2024/2025, a CazéTV irá transmitir cinco jogos internacionais da liga, incluindo o que acontecerá em São Paulo. Para a disputa entre Eagles e Packers, o canal contará com o patrocínio de Bradesco, Visa, Budweiser, Vivo, Perdigão, Wise Up, Cruzeiro do Sul, Netshoes, Magalu e Philco.

“Estamos super ansiosos para levar a NFL para milhões de novos fãs, em especial o público jovem com a linguagem e o jeito de transmitir esportes da CazéTV. Vai ser uma responsabilidade grande fazer a primeira partida da NFL no Brasil, mas estamos animados com o potencial de conversa que podemos gerar a partir das nossas transmissões”, afirmou Guilherme Lenz Cesar, Head de Vendas da CazéTV.

Transmitindo os jogos da NFL há mais de 25 anos, a ESPN contará com a Ford, XP Investimentos, Perdigão, Visa, Philco para toda a temporada e Bem Brasil, Budweiser e Sebrae para a partida no Brasil.

A partida também estará disponível por meio do NFL Game Pass no DAZN, nas versões em inglês e português, para assinantes de fora dos Estados Unidos.