CEO e CCO da Soko, Felipe Simi é um dos principais nomes da nova geração de publicitários e um dos jurados do YouTube Works 2022

Felipe Simi é um dos nomes mais expoentes da publicidade brasileira. CEO e CCO da Soko, o criativo retornou há pouco tempo de Cannes com o Leão de Ouro em Entertainment for Sports. Mas no YouTube Works 2022, Simi será um dos 14 profissionais do mercado que vão avaliar os trabalhos neste ano.

A premiação tem como objetivo reconhecer as marcas que fazem o melhor uso criativo do YouTube e, ao mesmo tempo, constroem uma estratégia capaz de atingir resultados de negócio expressivos.

O YouTube Works deste ano vai reconhecer as peças em cinco categorias: Business Impact, Best Work With Creators, Social Impact, The Unskippable e Meeting the Moment, além do Grand Play, que vai para o case que melhor atendeu todos os aspectos da premiação, como criativo, de negócios e uso das ferramentas da plataforma.

A análise dos cases inscritos no YouTube Works será feita com a Kantar, responsável por gerenciar o processo de curadoria e julgamento das campanhas, bem como por moderar as sessões de julgamento. Atualmente, a premiação se encontra na fase de votação dos cases. Os vencedores serão anunciados em setembro, em uma cerimônia presencial.

Em entrevista ao PROPMARK, Simi falou sobre o que espera dos trabalhos e sobre a importância do YouTube Works para o mercado, entre outros assuntos.

Quais são as suas expectativas para os cases de Social Impact?
Entendo que todo publicitário tem o papel social de fazer o mundo melhor. Temos uma ferramenta muito poderosa em mãos para construir referências e incitar ações. Espero ficar inspirado com o que as marcas estão desenhando para esse nosso futuro.

Simi: 'Todo publicitário tem o papel social de fazer o mundo melhor' (Divulgação)

Na sua opinião, quais são os critérios para uma campanha vencer nesta categoria?
Na minha visão, além da pertinência de uso do canal e de conexão com a marca, em Social Impact o olhar precisa se voltar obrigatoriamente para o legado que a campanha deixa para as questões sociais. Então não basta levantar uma questão, por exemplo, sem endereçar algo que de fato ajude a resolver os problemas.

O que o YouTube Works representa para o mercado?
Nosso ofício, no fim do dia, é sobre contar boas histórias de marca. E o YouTube é uma plataforma fantástica para fazer isso, por conta da diversidade de formatos que não limita a criatividade, além de ter um histórico incrível de resultados para o negócio. Portanto, o YouTube Works acaba sendo não só uma vitrine dessas histórias, mas um farol da nossa indústria para todas as melhores possibilidades que podemos vislumbrar para contar histórias de marca com mais eficiência.

Outras entrevistas
Felipe Simi é o terceiro jurado a ser entrevistado pelo PROPMARK. O primeiro foi Alvaro Garcia, CMO da Mondelēz, que destacou a importância do YouTube Works para o mercado. “[O YouTube Works] vem se transformando cada vez mais em uma inspiração para todo o mercado sobre novas formas de engajar as pessoas, criando conexões cada vez mais profundas e individualizadas”, disse.

Quem também conversou com a reportagem foi João Pedro Paes Leme, jornalista e CEO da Play9. Para o executivo, a plataforma possui um caráter ‘fundamental’ de trazer bons conteúdos para a sociedade de uma forma geral. “Estimular creators, marcas, agências e empresas de conteúdo dentro desse ecossistema é importantíssimo para ele se tornar cada vez mais relevante”, afirmou.

Por fim, Luciana Haguiara confessou que espera encontrar trabalhos e ideias que mostrem como ir além da conscientização. “E usar as ferramentas que temos para solucionar problemas de verdade”, enfatizou a ECD Media.Monks.