Off inventa empresa falsa de clonagem humana

Uma campanha nada convencional. Foi essa a proposta da agência Off para o canal A&E, que busca um novo posicionamento no Brasil. A estratégia, um tanto quanto ousada, foi criar uma empresa fictícia de clonagem de seres humanos. A Leda Godwill Inc. ganhou site, número de telefone, anúncio em classificados de jornal e, até mesmo, dois filmes que estão sendo veiculados em canais de TV no formato infomercial.

“Nós abordamos esse tema por conta de um dos programas do A&E, o ‘Orphan Black’, que tem como temática a clonagem humana”, conta Andrei Ivanoff, CCO da Off. Em cinco dias de campanha, o vídeo da empresa fictícia somou mais de 400 mil visualizações e o site já contabilizou duas mil visitas. “Temos recebidos muitos comentários. Algumas pessoas curiosas, outras criticando, uma vez que a clonagem é proibida em todos os países”, revela Ivanoff.

Também como estratégia para gerar buzz na página do Facebook foram feitos alguns “comunicados oficiais” por parte da empresa fictícia. “Nós dissemos, em um desses comentários, que já coletamos o embrião de um músico brasileiro famoso que já morreu”, diz o CCO da agência. “Depois, algumas pessoas começaram a citar nomes desses artistas na tentativa de acertar, outras criticaram a postura da empresa”, completa o executivo.

O buzz que essa campanha gerou passa também pelos curiosos, que chegaram a ligar para a empresa. “Quando a pessoa liga para o número, ela escuta algumas orientações para digitar o número cinco para fazer doação de DNA, o número seis para saber como ser clonado e daí por diante.” Tudo isso por um objetivo: “Levar as pessoas para o nosso site”, revela Ivanoff.

Site

A página inicial da Leda Godwill Inc. tem uma breve descrição da empresa. “A Leda Godwill Inc., pioneira em engenharia genética humana, trabalha e pesquisa para que o futuro seja um lugar melhor para todos”, diz a chamada. A missão da companhia, também descrita no site, fala que “a essência é gerar seres humanos imunes a doenças, mentalmente mais capazes e esteticamente aperfeiçoados. A partir de estudos e investimentos em pesquisa, promove-se perspectivas melhores para o futuro”.

Andrei Ivanoff conta que, para criar essa campanha, foi preciso mergulhar no universo da ciência. “Nós precisamos entender tudo sobre clonagem e buscamos fatos históricos para deixar a situação bem verdadeira”, afirma.

“Além do buzz”, diz Ivanoff, “o objetivo é atingir também as agências de publicidade”. “Pelo fato de estarmos divulgando um canal de televisão, queremos também falar com os profissionais responsáveis pela compra das mídias.”