Ogilvy cria identidade visual do projeto Refettorio Gastromotiva
A ONG Gastromotiva – fundada por David Hertz para promover a transformação social por meio da gastronomia – convidou a Ogilvy Brasil para criar, como um dos parceiros estratégicos, a marca e identidade visual do Refettorio Gastromotiva. O projeto é uma parceria entre a Gastromotiva e o Food For Soul, do chef Massimo Bottura, que replica o modelo de restaurante comunitário e oferece refeições gratuitas para a população vulnerável. Neste caso, a ação será durante e após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a partir do próximo dia 9.
A ação consiste em oferecer alimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social com o apoio estratégico da Visão Mundial e de outros parceiros. Todos os dias, chefs convidados de todo o mundo, como Alex Atala e Roberta Sudbrack, e jovens talentos da Gastromotiva vão criar menus nutritivos a partir de ingredientes excedentes, não-manipulados e bons para consumo doados ao Refettorio Gastromotiva.
Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, esses ingredientes virão do excedente da pré-preparação do catering Behind antes de irem para a Vila dos Atletas, Media Center ou para a força de trabalho dos Jogos Rio 2016. Depois do final dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o Refettorio Gastromotiva seguirá recebendo doações de outros parceiros para continuar com a missão de oferecer refeições gratuitas para a população em situação de vulnerabilidade social.
Para criar a identidade visual do projeto, a Ogilvy Brasil se inspirou na principal missão do Refettorio Gastromotiva: o aproveitamento integral dos alimentos. Desse pensamento, surgiu um conceito que mostra o aproveitamento de partes da comida que normalmente seriam descartadas, como cascas de frutas. A criação da agência também incluiu o logotipo do Refettorio Gastromotiva, que nasceu da fusão dos logos da Gastromotiva e do Refettorio Ambrosiano, além de texturas para as peças de merchandising e da concepção do site do projeto.