Ogilvy tem ampla vantagem para ser Agência do Ano
Lógico que nada é impossível, mas nas atuais circunstâncias, praticamente nenhum fator interno ou externo conseguiria tirar da Ogilvy Brasil o Leão de Agência do Ano do Cannes Lions 2013. Ela está com incríveis folga, vantagem, disparada, favoritismo, mérito, pontos e principalmente prêmios para o título. Ela tem 29 Leões em 10 das 12 competições que tiveram seus resultados conhecidos até o momento.
Pelas contas feitas pelo propmark, a Ogilvy tem um total de 129 pontos. O prêmio de Agência do Ano é conquistado com a pontuação de todas as 16 competições do festival, exceto o Media Lions.
As regras da pontuação são complexas e exigem um minucioso trabalho de contagem, recontagem, adição e subtração de valores de acordo com as posições de shortlist e com as cores de cada Leão conquistado, ou seja, se ele é Grand Prix, ouro, prata ou bronze.
Em síntese, cada posição de shortlist vale um ponto. O Grand Prix de todas as competições vale 10 pontos exceto o de Titanium que conta 12 pontos. Cada Leão de ouro vale sete pontos, o de prata vale cinco e o de bronze, três. Mas, as regras não se limitam a essa simplicidade de associação de valores numéricos. Para começar o exercício de complexidade, cada agência participante do Cannes Lions, tem um limite máximo de 10 pontos para as posições de shortlist, independentemente se ela conseguir um número bem superior de finalistas. O shortlist que vira Leão perde seu ponto. Mas, se uma campanha com cinco anúncios de Press, por exemplo, é premiada com ouro, ela ganha os sete pontos do Leão de ouro e apenas um dos cinco anúncios finalistas perde o ponto de shortlist. Os outro quatro ganham quatro pontos de campanha.
Se um mesmo trabalho é premiado em mais de uma categoria de uma mesma competição, apenas o prêmio com maior valor de pontos será considerado para a contagem do título de Agência do Ano. A Ogilvy, por exemplo, conquistou o Grand Prix de Promo & Activation Lions com o case “Fãs imortais” pra o Sport Club Recife. Esse mesmo case ganhou outros dois Leões de ouro em Pormo & Activation. Com as regras para Agência do Ano, somente os dez pontos do Grand Prix são considerados para o título, ou seja, não são contados o que seria um valor de 14 pontos pelos dois Leões de ouro dado ao mesmo trabalho. Outro detalhe importante nas regras é que as competições de Film e Film Craft Lions serão consideradas uma mesma área para a contagem de pontos de Agência do Ano.
Nas competições que valem para Agência do Ano, a Ogilvy tem três Leões de PR, cinco de Direct, sete de Promo & Activation Lions, cinco de Outdoor Lions, três de Press, dois de Cyber e um de Design Lions. Ela tem ainda três de Media Lions, área que não entra para a soma de Agência do Ano.
Os 26 Leões da Ogilvy, até o momento, considerados para Agência do Ano valem 129 pontos com a seguinte matemática: 10 pontos – o limite – por todas as suas posições de shortlist. Com prêmios propriamente dito, ela tem 14 pontos pelos Leões em PR Lions, dez pelos prêmios de Direct Lions, 27 pelos prêmios de Promo & Activation Lions, 25 em Press, 31 em Outdoor, cinco pelo Leão de prata em Design Lions e sete pelos Leões de Cyber Lions.
Até o momento, a segunda agência com maior destaque e prêmios em Cannes é a McCann Melbourne, que criou o case “Dumb ways to die”, uma animação embalada por uma trilha tipo chiclete, para o Metrô de Melbourne, que conquistou GPs e Leões de ouro em várias categorias. Pelas apurações do propmark, até o momento, a performance da McCann Melbourne com o sucesso de “Dumb ways to Die” teria gerado cerca de 70 pontos para a agência australiana, ou seja, ela teria de conquistar todos os GPs das competições que ainda estão em andamento no Palais des Festivals – Film, Film Lions, Titanium and Integrated e Branded Content and Entertainment Lions – para conseguir cerca de 40 pontos e entrar em uma espécie de empate técnico com a Ogilvy Brasil que, por sua vez, tem chances de ampliar ainda mais sua vantagem com os trabalhos que concorrem nas áreas de filme e nas competições de Titanium e Branded Content.
Acompanhe a cobertura completa do Cannes Lions 2013 nos hotsite do propmark.