Oi alinha plataforma de música à tendência de oferta e consumo

No apagar das luzes de 2011, a operadora Oi anunciou a decisão de concentrar as atividades da sua tradicional rádio Oi FM na internet, voltando integralmente o foco de sua plataforma de música para a web. Em novembro, a empresa iniciou a transformação ao lançar a Oi Rdio, em parceria com a americana Rdio,serviço de streaming que oferece cardápio de 12 milhões de faixas e permite ao cliente formar grupos de contatos, compartilhar músicas com amigos e acompanhar o que as pessoas estão ouvindo em outros países. O Oi Rdio se encaixa estratégia da companhia de direcionar seu brandcontent, incluindo o pilar de música, para armazenamento na “nuvem”. O conteúdo do serviço de música digital pode ser acessado em dispositivos moveis e, em breve, na TV.

Segundo comunicado da Oi, o movimento de encerrar as atividades da Oi FM no dial está alinhado com a tendência mundial de distribuição de conteúdo com foco na mobilidade, na conectividade e na interatividade com o público. Para isso, o site e aplicativos estão sendo reformulados e os ouvintes terão ferramentas para seguir, curtir, compartilhar e comentar o conteúdo oferecido. Dessa forma, a Oi FM torna-se 100% interativa e multiplataforma.

A parceria em radio difusão era mantida com o Grupo Bel. Com o fim do contrato de patrocínio, o espaço no dial 102,9 FM aguarda o interesse de uma nova empresa patrocinadora, e provisoriamente tornou-se Rádio Verão. O Grupo Bel foi pioneiro em radiodifusão (98FM) e, posteriormente, em customização de rádio (rede Oi FM , CDLfm e rede Estrada Real FM). As empresas do Grupo hoje são CDL FM, Estrada Real FM, Rádio Accenture, MTV Minas, a boate naSala, NS Eventos e Bel Music.

Ainda na plataforma musical da Oi está portal Oi Novo Som, projeto criado para promover as produções de bandas independentes a partir das novas formas de distribuição digital, e o selo Oi Música, que promove talentos nas plataformas da Oi e lança álbuns de artistas consagrados, nacionais e internacionais. O selo utiliza um novo modelo de negócio, como exige o mercado musical atual, inserindo artistas no meio digital, e permite que seus conteúdos também sejam licenciados para as diversas lojas digitais disponíveis, além de oferecer seu conteúdo em vários formatos digitais como Ringtone, Truetone, Fulltrack, Fulltrack do Álbum Completo, Ringbacktone e Streaming.

por Claudia Penteado