Oi Futuro traz “Universo Bordallo”

 

Vik Muniz, Tunga e Isabela Capeto estão entre os 20 artistas e designers que expõe no espaço Oi Futuro desde a última segunda-feira (15), na mostra “Universo Bordallo”, em que obras do artista português Rafael Bordallo Pinheiro ganham releitura contemporânea. Depois de passar por Belo Horizonte, a exposição inaugura no Rio de Janeiro nova versão, com trabalhos de videoarte inéditos, sob a curadoria de Alberto Saraiva.

A mostra tem o patrocínio da Oi, Portugal Telecom e EDP Energias do Brasil. Os trabalhos de videoarte apresentam um contraponto entre a técnica tradicional desenvolvida na fábrica Bordallo Pinheiro e as novas tecnologias. “Ela oferece um conjunto de leituras atuais de artistas contemporâneos brasileiros sobre Bordallo Pinheiro. É uma oportunidade de constatar a atualidade da obra desse artista português que construiu um universo orgânico baseado na ironia social e política. A exposição chega ao Oi Futuro no Rio ampliando esse debate para a questão do fazer artístico frente às técnicas artesanais e ao avanço da tecnologia”, completa Saraiva.

Durante o processo criativo, cada um dos artistas convidados trabalhou por dez dias na fábrica Bordallo Pinheiro em Caldas da Rainha, região central de Portugal, onde ficaram familiarizados com todas as técnicas de preparo das peças, conheceram o legado artístico de Bordallo e buscaram inspiração para suas criações. O projeto culminou na criação de 20 obras de arte contemporânea com sotaque brasileiro.