Oi quer promover mudança cultural e ouvir mais o mercado

“Temos que ouvir atentamente todos os segmentos de mercado que atendemos, em todos os estados em que estamos presentes”. Quem afirma é o presidente da Oi, o moçambicano Zeinal Bava, ex-presidente da Portugal Telecom que assumiu o cargo em junho passado, e que considera a atenção aos diversos públicos uma das ações mais relevantes na estratégia da empresa. Bava fez sua primeira aparição para a imprensa nesta terça-feira (10) e disse que ampliar o relacionamento e a transparência com seus públicos talvez seja uma das maiores mudanças de posicionamento pelas quais a Oi já passou.

A empresa anunciou o lançamento de seu primeiro produto focado no público jovem: o “Oi Galera”, direcionado para a faixa de 18 a 25 anos. Pessoas fora dessa faixa etária terão de pagar uma taxa de adesão. A novidade foi criada a partir de pesquisa de necessidades junto ao público jovem da Oi.

Segundo Bava, são cerca de 1.600 jovens clientes da Oi em todo o Brasil hoje. Internet e SMS são os destaques do chip pré-pago, que dá direito à entrada na comunidade Oi Galera. “Em muitas conversas que tivemos com os jovens, percebemos que SMS era fundamental nessa oferta. E precisávamos oferecer internet 3G e wifi. Hoje em dia os jovens divulgam o perfil do Facebook, mas não o número de telefone para os amigos”, disse.

O novo produto também inclui o “Oi Toca Aí”, um aplicativo de música e uma central de atendimento exclusiva. A tarifa cobrada será diária: R$ 0,99. “Criamos uma dinâmica nova baseada em cocriação. Os membros da ‘galera’ poderão interagir e levar ideias para dentro do atendimento e do relacionamento com a operadora. Quem é da galera também terá vários benefícios”, disse o diretor de produtos móveis da Oi, Roberto Guenzburger.

Para buscar clientes, haverá ações de distribuição de chip em locais de grandes concentrações de jovens. Um aplicativo no Facebook Connect permitirá que membros enviem convites para amigos, que receberão seu chip em casa. Há uma “wish list” no site do produto para quem quiser fazer parte da “galera” e não foi convidado. A divulgação será principalmente através das mídias digitais.

O lançamento oficial será na estreia do Rock in Rio, nesta sexta-feira (13), do qual a Oi é um dos principais patrocinadores. Um comercial entra no ar para divulgar o novo produto, criado pela NBS. O concurso “Banda da galera” foi a primeira ação, que selecionou entre quase mil uma banda do Maranhão para tocar no palco Sunset, durante o festival. Haverá, no Rock in Rio, um estande do “Oi Galera”, totens com os quais se poderá interagir através de pulseiras RFID (identificação por radio-frequência) e distribuição de 30 mil chips.

Mercado

Hoje a Oi tem 97% dos hotspots do Brasil e mais de 160 mil pontos de acesso wifi no Brasil, o que faz parte da estratégia de crescimento da empresa. Sua participação de mercado em pré-pago é de 19% e em pós-pago, de 16,5%. A especulação de uma possível fusão entre a Portugal Telecom e a Oi não foi comentada por Bava. “Não posso responder essa pergunta. Sim, há uma sinergia tecnológica entre as duas empresas. Mas quem tem que responder isso são os controladores das companhias. Minha agenda aqui é da Oi, e operacional”, comentou.

O presidente diz que uma de suas prioridades é corrigir o “cash flow”. “Olhamos custos, eficiência de investimentos, e queremos claramente crescer. Essencialmente, queremos fazer o melhor possível com forte presença em 4.800 municípios. Sabemos que o futuro passa pela convergência, por isso investimos nisso. Nesse segmento temos posicionamento competitivo.”, declarou.

Segundo Bava, para crescer em infraestrutura será preciso trabalhar com parceiros, num ecossistema composto por empresas como Samsung, Ericsson, Nokia, Cisco e assim por diante. “Temos que ampliar a transparência com os nossos parceiros fornecedores também.”, disse, recusando-se a a falar sobre as multas que a Oi possui junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e deixando claro que o foco da coletiva era a “virada” da empresa.

O presidente disse que mudar a imagem da telefonia junto ao público brasileiro é um grande desafio, dentre os muitos que a empresa tem. “Recentemente a Oi foi considerada a segunda operadora de melhor qualidade em São Paulo. Queremos focar na transparência e na qualidade. Não queremos ‘over promise’ ou ‘under deliver’. Estamos focando nisso, iniciando um processo de transformação, que pode demorar um pouco”, disse o. Bava encerrou citando Fernando Pessoa:  “somos do tamanho dos nossos sonhos”. “Nós sonhamos alto na Oi”, concluiu.