OIO usa ilustração como elo emocional em tempos de inteligência artificial
Agência quer reforçar seu posicionamento ao destacar a força do traço e criatividade humana
Em um momento em que a inteligência artificial avança sobre o campo da criação visual, a OIO quer reforçar seu posicionamento ao destacar a força do traço e criatividade humana como elo emocional entre marcas e pessoas.
Essa crença é sustentada por dados como os do estudo AI Monitor 2025, realizado pela Ipsos, que revela que 67% dos consumidores preferem criações feitas por humanos em campanhas de publicidade, filmes e conteúdos para streaming.
O dado mostra uma demanda crescente por autenticidade, emoção e conexão, características presentes de forma orgânica na ilustração autoral.
“Com tantas soluções de AI surgindo no mercado, é fácil esquecer que comunicação é, acima de tudo, relação. E essa relação se constrói com atenção, pesquisa e experimentação. A ilustração tem essa capacidade única de transmitir humanidade visualmente”, afirma Xando Franzolim, diretor de criação e cofundador da OIO.
Essa abordagem ganhou forma na campanha 'The Shakespeare BIC', criada pela VML Brasil com ilustrações da OIO, premiada com dois Leões de Prata e um de Bronze no Cannes Lions 2025.
A ação celebrou os 75 anos da BIC Cristal ao reimaginar Romeu e Julieta como se tivesse sido escrita por Shakespeare com uma única caneta BIC.
A direção visual da campanha ficou a cargo de Antonio Luvs, ilustrador, artista visual e professor de artes da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
Outro exemplo dessa relação afetiva com o conteúdo é o trabalho de Rebeca Cyrineu. Fã de longa data da série 'The Big Bang Theory', ela foi convidada pela OIO, em 2023, para criar uma ilustração da série para a Warner Bros. na CCXP, maior evento de cultura pop do país.
Além de Rebeca, estiveram envolvidos nomes como Amy Maitland (Looney Tunes), Rapha Rios (Barbie), Hugo Alberto (Casa do Dragão) e Hellen Vieira (Succession), artistas que fazem parte do casting exclusivo que a OIO trabalha no mercado.
As ilustrações foram exibidas no telão principal do estande e estamparam brindes distribuídos ao público. Em 2024, a Warner repetiu a parceria com a OIO novamente na CCXP, desta vez com o ilustrador Drawingzilla para ilustrar todas as paredes da ativação da HBO Max, reunindo franquias como Friends, Harry Potter, DC, Irmão do Jorel e The White Lotus, reforçando a presença da agência em projetos de alto impacto visual e cultural.