O samba abriu alas para a cultura germânica no Sambódromo do Anhembi nesta sexta-feira (29) durante a São Paulo Oktoberfest. A primeira edição da festa na capital paulista acontece até o dia 8 de outubro e chega com proposta de tropicalizar o evento, trazendo referências da cultura brasileira.

Conhecida mundialmente por seu festival de cerveja, que chega a reunir mais de cinco milhões de pessoas anualmente, em Munique, na Alemanha, a comemoração ganhou versão no Brasil desde os anos 1980, com as festas em Blumenau (SC) e Santa Cruz do Sul (RS). O evento agora chega a São Paulo com promessa de disseminar a cultura alemã, sendo também vitrine de negócios para as marcas germânicas que atuam por aqui.

“Nosso trabalho é o de nos aproximar da versão de Munique, mas criar uma identidade própria. Viajamos para lá e temos um consultor da cidade, mas com nossos embaixadores locais, queremos tropicalizar o evento para que ele traduza a paixão dos brasileiros”, destaca Walter Carvalho, presidente da WGroup, responsável pela organização do evento. 

A Mercedes-Benz, por exemplo, lança a campanha #FestaDeResponsa, incentivando a diversão consciente. A fabricante vai oferecer aos participantes transfer até o evento partindo das estações de metrô Portuguesa-Tietê (linha azul do metrô) e Barra Funda (linha vermelha do metrô e CPTM). “Nosso objetivo com a #FestaDeReponsa é incentivar nossos seguidores a participarem do evento com consciência e responsabilidade, não dirigir após o consumo de bebida alcoólica e utilizar outras opções de transporte, como o ônibus, para chegarem até o Anhembi”, destaca Philipp Schiemer, presidente da companhia no Brasil.

A São Paulo Oktoberfest leva ao Anhembi 22 patrocinadores, que aproveitam o ineditismo do evento para trabalhar seu posicionamento de marca. Com atrações como roda gigante e espaço Kids, com teatro de fantoches, a festa tem teor familiar, abrindo oportunidades para anunciantes conversarem com público de todas as idades.

A Aurora Alimentos, detentora de uma das cotas máster de patrocínio, montou uma tenda que reproduz uma casa típica das famílias de seus cooperados na região Sul de nosso país. No estande, o espaço MiniChefs Aurora recebe crianças que aprenderão a fazer lanches saudáveis com produtos da marca. Os pequenos trabalharam em equipe reforçando o conceito de cooperativismo, essência da empresa.

A alemã Bosch também preparou ativação para família. No seu espaço, os visitantes poderão participar de brincadeiras como arremesso de “arrebites” ou usar as ferramentas elétricas da marca para trabalhar em peças de eucalipto tratado, em referência à festa de Munique.

Rebranding e lançamentos

Aproveitando o buzz do festival, as cervejarias prepararam rótulos exclusivos para o evento. A Ambev lança a Brahma Extra Marzën Lager, cuja identidade visual é assinada pela Narita Design & Strategy.  A cerveja é comercializada apenas em outubro, na Oktoberfest em Igrejinha e Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, e na edição de São Paulo. “Fizemos essa cerveja para que os consumidores possam conhecer diferentes estilos e aumentem seu conhecimento cervejeiro”, explica Felipe Hatab, gerente de marketing de Brahma Extra.

A cervejaria Germânia também preparou o rótulo São Paulo Oktoberfest by Germânia, pontapé inicial para seu reposicionamento de marca. No evento serão apresentados para clientes, distribuidores, fornecedores e consumidores finais a nova identidade visual da empresa, bem como sua campanha inédita assinada pela agência Sauer e embalagens e materiais de PDV.

Com o intuito de associar a Germânia a comemorações e de reforçar o conceito do verdadeiro espírito alemão, a cervejaria passa a adotar o conceito “onde tem Germânia tem festa”.

Além de grandes marcas, a Oktoberfest contará com o 1º Festival Internacional Brasil e Alemanha de Microcervejarias Artesanais, com mais de 20 participantes e mais de 50 rótulos de chope no evento. Entre elas, marcas como a Madalena, cervejaria Avós, Dádiva, Schornstein, entre outras.