Olimpíadas 2016 devem gerar R$ 1 bi em licenciamentos
O licenciamento de produtos é uma oportunidade de promover o envolvimento do público com o evento, além de gerar negócios para diversas empresas. Serão abertas mais de 150 lojas oficiais em aeroportos, shoppings, hotéis, Vila Olímpica e Paralímpica e em todas as instalações dos Jogos. Uma megaloja será montada nas areias da praia de Copacabana. Apesar de 80% dos pontos de venda ser no Rio de Janeiro, alguns deles serão em cidades-chave ainda não definidas.
Carlos Arthur Nuzman, presidente do Rio 2016, disse que os produtos licenciados são mais um canal para permitir a participação dos brasileiros no evento. Os produtos serão estampados com os pictogramas, lançados no ano que vem, e com o Mascote do evento que será apresentado ao público em 2014. Futuramente, serão também expostos no museu Olímpico em Lausane, na Suíça.
Colecionáveis primeiro
A primeira categoria de produtos a ser licenciada será a de colecionáveis (moedas, selos e pins) seguidos pelos de confecção em 2013 e pelas ‘hardlines’ (papelaria, brinquedos e produtos para casa) no segundo semestre de 2014. Os primeiros produtos oficiais estarão à venda em uma loja na Casa Brasil em Londres, Grã Bretanha durante os Jogos deste ano.
Sylmara Multini, gerente geral de licenciamento, varejo e concessões do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, explicou que houve um planejamento para que todos os segmentos do mercado pudessem ter a oportunidade de se associar aos Jogos. Os lançamentos serão planejados para que o valor da marca atinja seu auge em 2016.
A estimativa do Rio 2016 é movimentar R$ 1 bilhão com a venda de produtos oficiais no mercado brasileiro.