Oliviero Toscani critica quem se considera criativo
Aos 73 anos, o fotógrafo italiano mostrou um histórico de sua carreira, apresentando, em vídeo, seus principais trabalhos na área de moda, desde a estreia da modelo Claudia Schiffer, em meados dos anos 1980, a editoriais para marcas como Valentino, Dolce & Gabanna, Dior e Louis Vuitton, entre outras. Também mostrou todas as fases do seu trabalho para as polêmicas campanhas da Benetton, além de projetos especiais sobre a “realidade humana”, com fotos de guerra e miséria.
Toscani está preparando o lançamento de um livro sobre seus 50 anos de carreira, que terá o título “50 Years of Magnificent Failure” (“50 Anos de um Fracasso Magnífico” – em tradução livre).
Muito bem-humorado, Oliviero fez críticas às imposições do marketing na sociedade e sobre as pessoas que se consideram “criativas”. “Quem procura ideia é porque não tem ideia. Eu nunca fico pensando no que eu vou fazer, no que vou criar. Nem sei o que vou fazer amanhã. Não gosto de ideias. Isso é uma perda de tempo.”
Dirigindo-se a uma plateia formada basicamente por publicitários, Toscani afirmou: “Se você precisa de ideias, você deve mudar de carreira. E se você tem certeza que tem ideias, o seu caso é ainda pior”.
Toscani afirmou ainda que “ninguém tem de provar nada para ninguém. Muito menos que seja criativo”. “Ninguém deve dizer que é criativo. A criatividade é uma consequência”, afirma o fotógrafo.