Olympikus e Under Armour incentivam senso de comunidade

Desde 2019, o grupo Vulcabras Azaleia, detentor das marcas Olympikus e Under Armour no Brasil, tem ampliado seus investimentos de marketing em patrocínios e provas de rua proprietárias. Para 2020, o planejamento previa expansão das iniciativas, com lançamentos de calçados temáticos, provas em novos cenários paradisíacos do Circuito Bota pra Correr, além de outras oportunidades, como o patrocínio da Maratona Internacional de São Paulo.

Olympikus fechou as ruas do centro de São Paulo para um treino em março; evento foi um dos últimos antes da quarentena

Segundo Marcio Callage, CMO da companhia, a ideia era seguir o posicionamento da Olympikus como marca esportiva feita por brasileiros e para brasileiros. Já com Under Armour, em ano de Olimpíadas, as possibilidades em torno de assets como performance eram o grande foco. Mas logo em março, pouco depois do treino oficial que celebrava o patrocínio a uma das maiores maratonas da América Latina, veio a pandemia da Covid-19, e com ela, a quarentena e todo o redesenho das estratégias do grupo para as marcas.

“A pandemia trouxe impacto enorme, a gente teve de se readaptar, construímos um planejamento para o ano em duas semanas, e estamos revisando constantemente. Nosso calendário foi duramente impactado porque cancelamos eventos, e estamos sem a confirmação de outras atrações-chave, como as maratonas do Rio e de São Paulo”.

Previstas inicialmente para junho e abril, respectivamente, as corridas foram remarcadas para outubro e novembro deste ano, mas sem ainda certeza quanto às novas determinações sanitárias e se de fato a situação da pandemia permitirá a aglomeração de milhares de pessoas. Segundo Callage, o calendário de negócios das marcas como um todo foi afetado, visto que lançamentos de calçados também precisaram ser cancelados devido ao varejo físico estar interrompido.

Callage: planejamento precisou ser refeito em duas semanas

Mas diante da percepção de que não era o momento de insistir em comunicar projetos ainda incertos, era o momento de encabeçar soluções que representassem o mesmo senso de comunidade e fortalecimento do coletivo. A partir daí que a Olympikus apresentou há duas semanas o Corre Junto Brasil, que estimula o empreendedorismo individual.

“O digital ganhou uma prioridade absurda. Criamos o movimento Corre Junto Brasil a partir do entendimento de que como marca brasileira, os impactos estão em todos os pontos da comunidade do esporte. Se a gente enquanto marca está sendo impactado, imagina outros profissionais autônomos que dependem do contato físico, de estar em um parque? Existe uma cadeia duramente agredida e queríamos um projeto ganha-ganha para eles também”.

Na plataforma, os interessados em ser revendedores da marca podem cadastrar seu CPF ou CNPJ gratuitamente para ter acesso a uma série de vantagens, como cursos de capacitação. Há também um link e cupom de desconto para a pessoa divulgar em sua rede de contatos. A compra de qualquer produto Olympikus deverá ser feita através do link, que vai garantir 10% de comissão para o afiliado. Mais de duas mil pessoas se inscreveram no projeto até o momento.

Para a Under Armour, seguindo lógica semelhante de dar apoio não só aos profissionais do esporte, mas aos consumidores que buscam performance e não querem ficar sem se exercitar em casa, o grupo desenvolveu o Movimento Pelo Esporte. Em parceria com o Core 360º, plataforma digital de treinamento e capacitação para profissionais de educação física, a Under Armour vai dobrar o investimento no aplicativo que fornece aulas em vídeo.

A cada plano de aulas online contratado por um consumidor, a marca dobrará o valor investido e o período contratado até atingir a marca de 10 mil treinos. “O lançamento foi impressionante. Trouxemos novamente o senso de comunidade para uma história que pode ser bacana para várias pessoas”.