Omni investiga classe média para mudar comunicação

De olho no crescimento da classe média no país, e interessada em se comunicar melhor com seu target, a Omni Financeira, que é especialista em financiamento de carros usados para a população de baixa renda, encomendou recentemente ao Data Popular o estudo “A classe média brasileira”. Entre os insights, que vão servir de base para o novo plano de comunicação e reposicionamento da marca em 2015, está o de que a classe média – representada por 54% da população, ou 108 milhões de pessoas –, está aumentando a sua presença nos canais digitais. 30% já compram pela internet, sendo que a TV aberta é a mídia mais consumida por este público: 88% assistem pelo menos uma vez por semana. A frequência de acesso à internet também é alta: 46% acessam a rede diariamente; 56% postam fotos; 55% fazem comentários e 48% usam a web para pesquisar preços ou produtos.

“A Omni está há 20 anos no mercado, é líder em financiamento para carros com mais de 20 anos de uso, mas nunca teve uma comunicação consistente. É o que queremos fazer a partir de agora e começamos com a abertura de novos canais de atendimento e comunicação com o público, como SMS, aplicativo, chat e email, além de ampliar o atendimento por telefone”, conta Rodrigo Del Claro, diretor de marketing e inovação da Omni Financeira.

Concorrência

O executivo afirma que a marca também terá uma ampla campanha de comunicação em 2015, quando fará a troca de sua logomarca e de agência de publicidade – atualmente, a Le Pera atende a conta da Omni, que está realizando processo de concorrência. Além da Le Pera, também participam da disputa Ref e  Gad, que já está sendo a responsável pelo trabalho de reposicionamento da marca. “Devemos ter o resultado da concorrência até o final de janeiro, quando devemos começar a divulgar as primeiras peças da nova campanha e eliminar toda a comunicação antiga”, afirma Del Claro.

Com uma base de 630 mil clientes e mais de um milhão de contratos financiados, a Omni atua nos segmentos de veículos usados, material de construção, móveis, eletrodomésticos e varejo alimentar.

Para realizar a pesquisa “A classe média brasileira”, o Data Popular fez o cruzamento de dados da PNAD/IBGE, Pesquisa Nacional de Amostra Popular; POF/IBGE, Pesquisa de Orçamentos Familiares; Censo Demográfico/IBGE; e Pesquisas Proprietárias Data Popular com dados internos da Omni.