ONG retoma atividades do Banho Solidário em São Paulo
Ação já registrou mais de 2,3 mil banhos a pessoas em situação de rua ao longo dos últimos três anos
O projeto Banho Solidário foi retomado retomado em São Paulo. A iniciativa, realizada pela ONG Banho Solidário, tem como objetivo proporcionar momentos de conforto e cuidados às pessoas em situação de vulnerabilidade. A última ação aconteceu neste domingo (5), no Pátio do Colégio, no Centro de São Paulo.
A ação já registrou mais de 2,3 mil banhos a pessoas em situação de rua ao longo dos últimos três anos. Além do banho, ela conta também com serviços de cabeleireiro e barbeiro, avaliação auditiva, distribuição de livros e brinquedos para as crianças, lanches, calçados e de kit higiênico.
Para a execução, o Banho Solidário desenvolveu e fabricou um trailer projetado para ser autossustentável e ecologicamente correto, com água limpa para os banhos. Após a atividade, o trailer retorna para a base operacional, onde a água pós-banho é descartada na rede de esgoto da Sabesp, recebendo a devida higiene com água, detergente e desinfetantes.
O projeto é mantido a partir de campanhas de doação, seja a partir de doadores individuais ou empresariais, como por exemplo a Lorenzetti, empresa que comemora seu centenário em 2023, fez a doação de chuveiros elétricos, torneiras, entre outros produtos.