ONG SP Invisível cria município para pessoas em situação de rua de São Paulo
Iniciativa, desenvolvida em parceria com a iD\TBWA, visa dar visibilidade à realidade vivida pela população em situação de rua na capital paulista
A ONG SP Invisível apresentou a "Terra dos Invisíveis", um município dentro de São Paulo que conta com uma população de quase 32 mil habitantes.
A iniciativa, desenvolvida em parceria com a iD\TBWA, visa dar visibilidade à realidade vivida pela população em situação de rua na capital paulista e, para a ação, a organização reuniu dados oficiais sobre população, moradias, demografia, atividades econômicas e fez um paralelo com uma cidade real.
A peça conta com produção de imagem da Paranoid e produtora de som da Jamute.
A principal ação da campanha será compilar os dados oficiais sobre população, moradias, demografia, atividades econômicas e formatá-las em um plano de ações que será entregue aos principais pré-candidatos à prefeitura de São Paulo este ano. Além disso, intervenções urbanas com grafites nas ruas vão demarcar e tornar aparente o território ocupado pelos moradores de rua.
"Estamos falando de uma situação extremamente manifesta nos números, mas, muitas vezes, não na percepção geral da sociedade. Mais do que tornar essa população visível, queremos que os cidadãos em situação de rua tenham as suas histórias e aspirações ouvidas", afirmou André Soler, fundador e CEO da SP Invisível.
Se fosse real, a Terra dos Invisíveis ocuparia a 189ª colocação no ranking populacional de São Paulo, porém apareceria na 646ª, ou última, posição no índice de IDH do estado. À nível nacional, a cidade teria um número de habitantes superior a 89% dos municípios brasileiros.
"Nosso objetivo foi criar um projeto que não apenas sensibilize, mas que também inspire ações concretas da sociedade e mudanças significativas na atenção dada a esse lado invisível no coração de uma das principais cidades do mundo", completou Sthefan Ko, Diretor-Executivo de Criação da ID\TBWA.