ONG traz Camões para falar da importância da informação no combate à corrupção

Ação da Transparência Brasil, feita pela AlmapBBDO, é para o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação

É comemorado nesta quarta-feira (28) o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, e, por isso, a ONG Transparência Brasil e a AlmapBBDO apresentam uma campanha a fim de enfatizar a democracia como arma para combater à corrupção.

A ação tem como mote Ditaduras não acabam com a corrupção. Acabam com a liberdade de informar você, e se desenvolve em uma série de vídeos que buscam pôr fim à ilusão de que a ditadura militar teria sido um regime menos corrupto porque havia menos notícias de ilicitudes no período.

Em alusão ao ato de resistência do jornalismo da época, a nova campanha Os Ilusíadas da Transparência Brasil revela a corrupção da ditadura militar escondida pela poesia.

O lançamento acontece com a veiculação, no impresso da Folha de S.Paulo, de um trecho de Os Lusíadas, como era feito no caso de censura. Disfarçado na letra capitular do poema, um QR code leva para o primeiro vídeo de uma série de 10. Em cada um, o próprio Luís de Camões declama um caso épico de irregularidade no regime militar, como se estivesse declamando um jornal.

A campanha ainda conta com um hotsite que traz a série de poemas reunida e mais informações sobre os escândalos.