Be Mediatech e Abril.Kross mapeiam circulação urbana para OOH

Estudo de 30 dias analisou 55 áreas de São Paulo e identificou horários, fluxos e diferenças de comportamento

A Be Mediatech OOH realizou um estudo em parceria com a Abril.Kross, solução do Grupo Abril, para analisar como dados de mobilidade podem orientar decisões de compra e presença no OOH.

O estudo acompanhou, durante 30 dias, o fluxo de pessoas em mais de 55 áreas estratégicas da capital paulista. A análise comparou o comportamento de circulação entre avenidas e ruas internas, avaliou a relação entre relógios e abrigos de ônibus, que ocupam o mesmo espaço urbano, mas têm dinâmicas distintas, e considerou movimentos centro–bairro e bairro–centro.

Entre os resultados, o levantamento aponta que o pico de circulação no período analisado ocorreu às 8h da manhã, concentrando cerca de 10% do fluxo diário, contrariando a percepção tradicional de que o 'rush' das 18h seria o mais intenso.

Mayara Andrade, diretora de Mídia da Be Mediatech OOH, explica que o roteiro de mídia criado pela Colmeia foi conectado aos dados mobile da Abril.Kross, permitindo avaliar audiências determinísticas vinculadas aos ativos do plano.

"Esse cruzamento nos trouxe dados concretos e analíticos sobre audiências, localização e comportamento, permitindo a estruturação da estratégia da campanha e a construção de um novo produto de mídia exclusivo para o cliente em questão", afirma.

A Be Mediatech OOH também utilizará os dados como referência para planejamentos futuros. Segundo Mayara, a integração de fontes determinísticas e incrementais é central para avançar na precisão das análises e ampliar a eficiência do OOH. “Por isso, desenvolvemos a Colmeia com capacidade de integração com outras tecnologias de mercado, o que nos permite expandir e enriquecer nossas análises como um benefício para nossos clientes e também para o mercado como um todo”, complementa.

Ciro Hashimoto, diretor comercial de publicidade do Grupo Abril, avalia que o uso coordenado de dados georreferenciados amplia a eficiência das entregas. “O grande diferencial está em orquestrar, de forma sincronizada, uma mesma mensagem em múltiplas plataformas. Quando conseguimos fazer isso, gerando dados georreferenciados e inteligência para os anunciantes, transformamos o que, como e quando distribuímos a informação”, finaliza.