Central de Outdoor realiza Missão Empresarial nos Estados Unidos

Associação compartilha os principais insights do mercado de mídia exterior norte-americano, além de captar insights do congresso da associação IBOUSA

A Central de Outdoor, maior associação de mídia exterior do Brasil e uma das cinco maiores do mundo, promoveu para os seus associados uma Missão Empresarial neste mês de outubro nos Estados Unidos. A delegação trouxe insights valiosos sobre o mercado norte-americano, obtidos diretamente das principais empresas de mídia exterior do país, e participou do congresso de OOH organizado pela Independent Billboard Operators (IBOUSA), em Fort Worth, Texas, no início do mês. A Central de Outdoor foi representada por um grupo brasileiro composto por 10 empresas associadas.

Durante a imersão nas principais empresas de OOH dos EUA, foram discutidos modelos de negócios, métricas de desempenho e estratégias de relacionamento com clientes que reforçam as parcerias no setor que fatura US$ 9 bilhões no país. As informações foram obtidas em New York diretamente de empresas renomadas, como Orange Barrel, Outfront e New Tradition, que são referências globais em mídia exterior.

“Nossa ideia foi montar uma agenda que pudéssemos aprender com os maiores players do mercado para entender como a indústria norte-americana tem se desenvolvido. Cada reunião tinha suas pautas, como a história de cada empresa, processo de digitalização e programática para entendermos como cada uma funciona. A mídia programática ainda não representa 10% das receitas dessas exibidoras”, afirma Leonardo Pereira, diretor da Central de Outdoor e da Action OOH.

Leonardo Pereira também comenta sobre algumas das características dos players norte-americanos que mais chamaram sua atenção. “As três empresas que nós visitamos, a Orange Barrel, Outfront e New Tradition, são protagonistas no mecardo americano. Enquanto a Outfront se preocupa em ter uma grande escala, a Orange Barrel e New Tradition focam  em diferenciação do produto com painéis em formatos icônicos, tanto no digital como no estático. A Orange Barrel, por exemplo, está conectada à arte e esportes, com projetos especiais ligados nestas temáticas. Apesar de empresas com diferente atuação, o mercado trabalha com métricas padronizadas”.

Além da padronização das métricas, o presidente da Central de Outdoor, Halisson Pontarolla, destaca a regulamentação do mercado e também o uso de plataforma de compra de mídia, a exemplo da ECOSS OOH, no Brasil. Nos EUA, a Speedway é uma das ferramentas mais utilizadas e com cerca de 125 mil faces em seu inventário, que é formado por grande parte de formatos clássicos. "Assim como nos EUA, o Brasil se encontra em um processo avançado de digitalização em relação a outros países, motivo para ser comemorado. Um dos principais destaques de nosso país é em relação ao clássico e estático alcançando todo o país. E é isso que faz de nós gigantes no cenário da mídia exterior, a mídia que mais cresce no Brasil".

Congresso IBOUSA
A Missão Empresarial contou também com a participação da Central de Outdoor no congresso da associação de mídia OOH norte-americana, a IBOUSA. O 2024 Fall IBO Conference foi palco de trocas de conhecimento entre diversos países, através de oradores e painéis que destacaram todos os lados da indústria dos meios de comunicação social. O evento reuniu operadores, fornecedores, consultores e anunciantes que se encontram para compartilhar conhecimentos sobre vendas, gerenciamento, design, serviços, dados e tecnologia do mundo todo.

Central de Outdoor, maior associação de mídia exterior do Brasil, marca presença na 2024 Fall IBO Conference (Divulgação)

“Durante os dias do congresso, pudemos observar as oportunidades que eles possuem para realizar campanhas eleitorais utilizando OOH, além da viabilidade de contar com serviços especializados, como escritórios de advocacia ou fusões e aquisições (M&A) para apoiar o setor”, conta Leonardo Pereira.

Halisson Pontarolla, presidente da Central de Outdoor, destaca a importância de realizar esse tipo de missão com os associados. “Participar deste tipo de experiência é uma oportunidade para trocarmos conhecimento com nossos colegas de profissão, desenvolvermos novas ideias e realizarmos a troca de experiências”.

Delegação da Central de Outdoor visita empresas de mídia exterior norte-americanas (Divulgação)

A Central de Outdoor esteve presente com uma delegação brasileira, contando com 10 empresas associadas. Foram eles: Halisson Pontarolla, da OutdoorMidia; Luiz Fernando Oliveira, da Imagem Outdoor; Lincoln Silveira e Lucas Silveira, da Unidoor; Leandro Formigone, da Amplilume Painéis; Gilberto Kicheleski, da Lineart HP Comunicação Visual; Gabriela Kostrzevicz, da Localize Painéis; Valério Junkes, da VêMais; Túlio Guimarães, da Rota Mídia OOH; Guilherme Meyer, da Vex Painéis; e Leonardo Pereira, da Action OOH.