Motiva e JCDecaux lançam campanha contra uso do celular ao volante
Ação de OOH marca a Semana Nacional do Trânsito com peças em São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas
A Motiva, em parceria com a JCDecaux, apresentou a campanha de out-of-home ‘Sua segurança nos move’, para alertar sobre os riscos do uso do celular durante a condução, caminhada ou pedalada. A iniciativa foi criada pela agência Nico com conceito da Talent.
Cerca de 180 equipamentos digitais, entre relógios e painéis, exibem mensagens em São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. Na capital paulista, dois pontos receberam intervenções especiais: nas avenidas Nove de Julho e Brigadeiro Faria Lima, estruturas simulam veículos acidentados acompanhados de uma arte que reproduz troca de mensagens em aplicativo.
A exibição coincide com a Semana Nacional do Trânsito, realizada de 18 a 25 de setembro. Segundo estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), dirigir e usar o celular tem efeitos comparáveis a 1 g/l de álcool no sangue.
O uso do aparelho ao volante está associado a reações mais lentas, frenagens tardias e dificuldade em manter a posição do veículo na via, sendo apontado como a principal causa da chamada 'Falta de Atenção ao Conduzir' (FAC).
Para Juliana Monteiro, gerente executiva de comunicação da Motiva Rodovias, a proposta é ampliar o alcance das ações educativas tradicionalmente ligadas às rodovias. “Com esta parceria, conseguimos acompanhar nossos clientes desde as rodovias até as cidades, onde moram. A mídia exterior é uma forma efetiva de estabelecer comunicação direta e impactante”, afirma.