Advance TMS lança sistema de monitoramento para OOH no Brasil
Ferramentas prometem abastecer os anunciantes com dados, análise competitiva e mais accountability para auxiliar na tomada de decisões
A empresa norte-americana de inteligência de dados para publicidade out of home (OOH) Advance TMS anuncia a sua chegada ao Brasil, prevista para o início de 2026. O sistema proprietário de monitoramento e data intelligence integra uma plataforma de big data que abastece os anunciantes com dados, análise competitiva e mais accountability - demandas exigidas pelo setor.
Terceiro meio que mais movimenta mídia no país - com montante de R$ 1.426.103 e participação de 11,9%, segundo os resultados do primeiro semestre de 2025 apurados pelo Painel Cenp-Meios -, a mídia OOH busca cada vez mais insights orientados por dados para obter resultaados transparentes.
“Entramos com uma plataforma de inteligência de dados comprovada, que proporciona a visibilidade quase em tempo real de que o mercado de mídia OOH carece atualmente,” comenta em nota Ricardo Martinez, CEO da Advance TMS, que tem ao seu lado Christian Frias (COO), Elcie Brito (CFO) e Sofia Ramirez (gerente de projetos).
A proposta da Advance TMS é baseada em um modelo de monitoramento contínuo e robotizado, que, segundo a empresa, proporciona mais profundidade, frequência e flexibilidade do que as pesquisas tradicionais. A plataforma de big data é atualizada a cada 15 dias, frequência alinhada aos formatos utilizados, por exemplo, em anúncios nos ônibus e muppies. A promessa é gerar dados sobre a visibilidade de campanhas, atividades de concorrentes e tendências de investimento, permitindo mais agilidade na tomada de decisões.
“A nossa experiência internacional nos ensinou que combinar tecnologia avançada, incluindo IA, com uma compreensão profunda das necessidades locais é essencial. Estamos comprometidos em estabelecer uma presença forte, capacitando a indústria brasileira a melhorar o planejamento, a execução e o accountability geral com dados que atendem a padrões globais”, garante Martinez.
O sistema utiliza software integrado em parceria com a Crezes para fornecer métricas precisas sobre impressões de pessoas e veículos. A plataforma digitaliza o cenário do mercado OOH, garantindo acesso a relatórios, rankings e evidências fotográficas geolocalizadas em tempo integral, além de mapas, testemunhas e insights competitivos.
Mais de 600 categorias de produtos, anunciantes, marcas e fornecedores são analisados pela Advance TMS - presente nos Estados Unidos, México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá. Havas Group, GroupM, IPG e Publicis estão entre os clientes.
“A expansão será avaliada com base na demanda, com o objetivo de, eventualmente, cobrir as cinco principais cidades do Brasil”, planeja Martinez. Uma equipe de campo local e um coordenador de rotas serão contratados para firmar o compromisso da empresa em fomentar empregos, expertise local e o desenvolvimento da indústria OOH no Brasil.
O modelo de negócios é B2B. O objetivo é capacitar anunciantes, agências e operadores de OOH a utilizar uma plataforma para planejamento de mídia, auditoria e análise de mercado, servindo como uma ferramenta para pitches e processos de licitação.