“Somos a nova audiência de massa”, diz Paulo Queiroz, da RZK Digital
Crescemos 130% neste ano em relação ao ano anterior em faturamento
Após mais de quatro décadas de trabalho na área de mídia, Paulo Queiroz, diretor-executivo da RZK Digital, se surpreende ao ver campanhas que hoje estão exclusivamente embasadas no OOH. A mídia out of home deixou de ser apoio. Segundo Queiroz, deve registrar uma expansão anual de mais de 12% no mundo nos próximos cinco anos e o DOOH, de 35% no mesmo intervalo. Os resultados obtidos pela empresa confirmam a evolução. “Crescemos 130% neste ano em relação ao ano anterior em faturamento”, revela. Cada campanha atinge 2,3 milhões de paulistanos ao dia, que recebem dez milhões de impactos. As 682 telas da empresa estão nos terminais de ônibus das cidades de São Paulo e Recife (PE), mas o plano é avançar para as dez maiores capitais do Brasil e explorar novos modais dirigidos pela opinião da audiência.
Como a RZK chegou ao mercado?
A RZK é uma empresa de digital out of home (DOOH) criada no fim de 2021 com a proposta de modernizar o outdoor no Brasil trazendo um conjunto de tecnologias de dados que passam por audiência medida em tempo real. Cada tela tem um sensor que calcula a quantidade de pessoas no seu entorno. Utilizamos duas camadas de sensores franceses e outro conjunto de sensores que captura o volume de celulares em um determinado perímetro. Abrimos a empresa com apenas 50 telas em novembro de 2021. Em março de 2022, já tínhamos 200 e, em março de 2023, eram 600. Agora, temos 682. Crescemos 130% neste ano em relação ao ano anterior em faturamento. Prefiro não falar o número. Uma tela como a nossa custa um bom dinheiro, mas posso garantir que o retorno a cada rodada de investimento volta em menos de cinco meses, porque essas telas atraem anunciantes.
Qual é a presença da empresa?
Criamos um modal novo de massa nos terminais urbanos rodoviários. Estamos em 44 posições. São 37 em São Paulo e sete no Recife, com telas digitais de dois metros de altura por um de largura. Juntos, eles recebem algo em torno de três milhões de passageiros diariamente. Cada campanha atinge 2,3 milhões de paulistanos ao dia, que recebem dez milhões de impactos. Como só nós estamos no modal de ônibus em São Paulo, fica mais fácil calcular o nosso share de mercado. A RZK tem 4% dos investimentos totais no Brasil, mesmo estando apenas em São Paulo e no Recife, considerando o mercado de mídia exterior. Na capital de São Paulo, temos 8% de share. E no transporte de São Paulo, temos 31% de share, na maior cidade do país, com 15 mil ônibus, a maior malha do mundo.
Quais os próximos destinos?
Queremos estar nos terminais de ônibus das dez maiores capitais do Brasil. Já temos duas em vista para 2025, mas prefiro não falar porque estamos em concorrência. A nossa atenção está voltada para o Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e para o Sul do país.
Leia a entrevista completa na edição do propmark de 14 de outubro de 2024